FIOCRUZ APRESENTA PROJETO "ELIMINAR A DENGUE: DESAFIO BRASIL"
15.08.2017


No dia 17 de agosto, às 9 horas, o gerente operacional do projeto "Eliminar a Dengue: Desafio Brasil", Gabriel Sylvestre, realizará uma palestra no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), para apresentar e esclarecer dúvidas sobre a iniciativa internacional para combater a propagação da dengue, zika e chikungunya.

Sylvestre vai explicar o método da liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, para promover uma substituição gradual da população do vetor. Essa bactéria está presente em 60% dos outros insetos e é capaz de inibir vírus da dengue, zika e chikungunya. Trata-se de um método natural e autossustentável, pois a bactéria é transmitida pelas fêmeas dos mosquitos aos descendentes.

A Cidade Universitária será uma das áreas previstas para a expansão das ações da Fiocruz até o fim do ano e a Prefeitura da UFRJ auxilia o trabalho. O projeto conta com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Comissão Nacional de Ética Humana (Conep), obtidas após rigorosa avaliação sobre segurança para a saúde e para o ambiente.

O endereço do auditório Hélio Fraga é: Bloco K – 2º andar, do Centro de Ciências da Saúde. Mas é bom conhecer um pouco mais sobre o projeto no site: www.fiocruz.br/eliminaradengue

 

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ