ESTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DA UFRJ SERÁ REVITALIZADA
17.08.2017


A Prefeitura da UFRJ vai revitalizar a Estação de Integração da UFRJ. O local será a partir do dia 4 de setembro o ponto de chegada e partida dos ônibus internos entre 6h e 19h, de segunda a sexta. As linhas internas, porém, voltam a circular pelo Terminal Aroldo Melodia (BRT) nos finais de semana, feriados e dias úteis após às 19 horas. A principal motivação para a mudança está na redução no tempo de viagem pela Cidade Universitária.

De acordo com o engenheiro de tráfego da Prefeitura da UFRJ, Eduardo Cézar, os intervalos entre a passagem dos ônibus por todas as paradas do campus também se tornarão mais confiáveis. "Há muito estudamos essa reativação da Estação de Integração, uma vez que percebíamos um descontrole do transporte interno. Era comum o atraso em toda operação. Além de ônibus internos ficarem retidos em engarrafamentos na região, eles encontravam dificuldades para encostar nas plataformas do Terminal Aroldo Melodia (BRT) para o embarque e desembarque dos passageiros. O resultado era a retenção de parte da frota no local", esclareceu.

De acordo com o prefeito Paulo Mario Ripper, será instalada uma cabine de vigilância para que seguranças possam trabalhar 24 horas ininterruptas no local. "Foram instaladas câmeras de monitoramento. Mas para tranquilidade de quem estuda ou trabalha no campus à noite, voltaremos a transportar para a Estação do BRT após às 19 horas, um horário de menor fluxo de veículos", informou.

As linhas internas receberão nova identificação conforme o destino: Gráfica, Coppead, Residência Estudantil I (circular), Estação UFRJ ou BRT. Com a revitalização da Estação de Integração, será possível uma redução no custo do contrato vigente com as empresas de transporte. A Prefeitura da UFRJ também será beneficiada com um controle maior do comércio ambulante e da fiscalização sobre transporte ilegal de vans. No projeto original da Estação de Integração estavam previstos quiosques para atendimento ao público. A ideia inicial pode ser retomada, segundo o prefeito Paulo Mario Ripper.

Mas se o desenvolvimento do comércio ainda é um projeto, uma parceria com o Fundo Verde vai trazer algo palpável em curto prazo. Ainda na primeira quinzena de setembro, um bicicletário será inaugurado na Estação de Integração. Assim, as pessoas poderão ir de bicicleta a outros locais da Cidade Universitária. No total, serão oito pontos espalhados pelo campus, onde será possível apanhar ou entregar a bicicleta. E ainda há muitas novidades previstas para os próximos três anos, como a recuperação das ciclovias e ciclofaixas e a implantação de carros elétricos para integrar toda a Cidade Universitária.

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ