UFRJ INAUGURA NOVO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DO CAMPUS 
Serão 60 bicicletas disponíveis para o uso de estudantes e servidores cadastrados.

Sidney Rodrigues Coutinho

12.09.2017

A comunidade acadêmica conta com mais uma opção para se deslocar na Cidade Universitária: a bicicleta. O reitor da UFRJ, Roberto Leher, inaugurou na manhã dessa terça-feira (12/9) o sistema Integra UFRJ, composto por oito bicicletários em locais estratégicos e ligados pelos mais de seis quilômetros de ciclofaixas e ciclovias do campus. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura da UFRJ, do Fundo Verde e da empresa de tecnologia Serttel, que viabilizaram a implantação do projeto.

São 60 bicicletas disponíveis para o uso de estudantes e servidores cadastrados no site www.fundoverde.ufrj.br/integra e que baixarem o aplicativo disponível para as plataformas Android e IOS. As oito estações são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das bicicletas. A pessoa também pode ficar sabendo exatamente se há bikes disponíveis em cada um dos bicicletários: Estação de Integração UFRJ, Restaurante Universitário Central, Residência Estudantil, Avenida Athos da Silveira (Entre CT e CCMN), CT2, Faculdade de Letras, Reitoria e Coppead.

Totalmente gratuito, o Sistema Integra permite viagens de até 45 minutos, que podem ser repetidas, desde que o usuário respeite o intervalo de pelo menos 15 minutos entre cada uma delas. Aqueles que excederem o período de utilização de 45 minutos para o uso da bike, sofrerão penalidades. Segundo o diretor comercial da Serttel, Israel Leite de Araújo, a cada meia hora de atraso, a pessoa fica um dia sem poder utilizar a bicicleta. "O sistema faz o bloqueio automaticamente por 24 horas. Se o atraso for de uma hora e meia, por exemplo, ao devolver a bicicleta, ficará três dias sem poder usar". explicou.

De acordo com o Prefeito Paulo Mario Ripper, esse é mais um passo dado dentro do projeto de revitalização da Estação de Integração da UFRJ. "As ciclovias e ciclofaixas serão recuperadas e está prevista a implantação de carros elétricos para integrar todo o campus", adiantou ele. Até o final do ano, ainda como parte de projeto, a universidade receberá dois veículos elétricos de uso compartilhado, com capacidade para quatro passageiros e autonomia de 120 km. Tanto os carros quanto as bicicletas estarão disponíveis para uso de segunda a sexta, exceto feriados, das 6h às 22h.

O reitor Roberto Leher destacou durante a inauguração que a iniciativa demonstra uma visão de futuro, de integração da instituição de ensino com o Rio de Janeiro e em consonância com outras cidades que contam com uma extensa rede de ciclovias. "É um projeto de visão, com conteúdo humano se inserindo ao conceito de Cidade Universitária que desejamos, ligando todas as pessoas que estudam e trabalham aqui. Elas não ficarão mais isoladas", disse. A professora Suzana Kahn, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e coordenadora do Fundo Verde da UFRJ, acredita que iniciativas de desenvolvimento sustentável podem tornar o campus um polo de projetos e soluções inovadoras aplicáveis a outros espaços e cidades.

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ