PREFEITURA TERÁ ESTAÇÃO DO SISTEMA INTEGRA UFRJ

18.01.2018

 

A Prefeitura da UFRJ vai ganhar uma das estações do Sistema Integra UFRJ, com disponibilidade para até sete bicicletas. A ideia é realizar a instalação do bicicletário em 23 de janeiro e liberar o equipamento urbano para os usuários o mais rápido possível. Os principais beneficiados são os que estudam e trabalham no Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc), no Escritório Técnico Urbano (ETU) e na própria prefeitura, dentre outras unidades.

Apesar da mudança, o número de estações ligadas aos mais de seis quilômetros de ciclofaixas e ciclovias do campus continua o mesmo: oito. A estação do CT2 deixa de existir devido a baixa procura. No entanto o sistema é um sucesso. Mais de 20 mil pessoas utilizaram uma das 60 bicicletas disponíveis no ano passado e não foi registrado nenhum caso de furto ou roubo dos ciclistas ou das bikes.

Para poder pegar uma das bikes basta cadastrar no site www.fundoverde.ufrj.br/integra um email pessoal. Depois é só baixar o aplicativo disponível para as plataformas Android e IOS. Cada uma das estações é alimentada por energia solar e conectada a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das bicicletas.

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, acredita no aumento na demanda e no aperfeiçoamento do sistema com a nova estação. "Sinceramente, acho que deveríamos ter tido uma estação próxima da prefeitura desde o início, pois muitos dos servidores que trabalham aqui usam o sistema. Mas, agora, acho que o serviço ficará completo", afirmou.

A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura da UFRJ, do Fundo Verde e da empresa de tecnologia Serttel. Totalmente gratuito, o Sistema Integra permite viagens de até 45 minutos, que podem ser repetidas, desde que o usuário respeite o intervalo de pelo menos 15 minutos entre cada uma delas. Aqueles que excederem o período de utilização de 45 minutos para o uso da bike, sofrerão penalidades.

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ