Categorias
Notícias

Encontro com Portinari celebra Ciência pela Paz

banner dia da ciencia sem programaçaoCasa da Ciência comemora o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

 

 

 

 

Encontro com Portinari celebra Ciência pela Paz

A Casa da Ciência da UFRJ em parceria com o Projeto Portinari, a SBPC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promove nesta sexta-feira (9/11) atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, estabelecido pela UNESCO (2001) para fortalecer as atividades científicas como aliadas na construção de sociedades sustentáveis e pacíficas.

João Candido Portinari, filho do grande artista plástico brasileiro Candido Portinari, apresenta uma palestra sobre o painel Guerra e Paz, doado pelo governo brasileiro, em 1956, para a sede da ONU. Transmitida online, às 14h, através do site www.webtv.ufrj.br, a palestra será mediada por Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ, e contará com dois intérpretes de Libras.

Serão oferecidas atividades dedicadas a sensibilizar o público para o tema da paz e o papel da ciência em favor de um desenvolvimento sustentável. Pela manhã, oficinas para crianças: plantio de sementes, montagem de uma árvore com mensagens de paz e uma tenda com experimentos científicos. À tarde, após a palestra, o plantio de uma muda de Ipê.

A preocupação com a paz e a denúncia das injustiças sociais sempre estiveram presentes na arte e nas ações de Candido Portinari. Em 1949, ao ser convidado a participar da Conferência Cultural e Científica para a Paz Mundial, em Nova York, escreveu: “A luta pela Paz é uma decisiva e urgente tarefa. É uma campanha de esclarecimento e de alerta que exige determinação e coragem. Devemos organizar a luta pela Paz, ampliar cada vez mais a nossa frente antiguerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, sem distinção de crenças ou de raças, para assim unidos, os povos do mundo inteiro, não somente com palavras, mas com ações, levar até a vitória final a grande causa da Paz, da Cultura, do Progresso e da Fraternidade entre os povos”.

 

PROGRAMAÇÃO
9h às 12h

Oficinas da exposição Portinari – Arte e meio ambiente
– plantio de sementes, montagem de árvore da paz e experimentos científicos

14h
Palestra Portinari: do cafezal à ONU – João Candido Portinari
– mediador: Ildeu de Castro Moreira/UFRJ
Transmissão online pelo site www.webtv.ufrj.br
Perguntas via e-mail cienciapelapaz@casadaciencia.ufrj.br ou twitter: @casadaciencia
Tradução simultânea em Libras

15:30
Plantio de ipê da paz

16h
Premiação do concurso de arte Portinari e meio ambiente
– atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, com os participantes do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência da UFRJ

Entrega de certificados para os presentes na palestra
Local: Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, RJ
Tel.: (21) 2542-7494