Categorias
Notícias

Novas opções de estacionamento na Cidade Universitária

Novas opções de estacionamento na Cidade Universitária

Sidney Coutinho

05/08/2011

comunicacao@prefeitura.ufrj.br

A comunidade acadêmica vai ganhar, a partir do dia 8 de agosto, novas opções de estacionamento no campus Cidade Universitária. A Prefeitura da UFRJ, para atender a demanda por estacionamento no campus, demarcou novas vagas ao longo das avenidas Carlos Chagas Filho, entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Alojamento, na Horácio Macedo, no trecho entre o Centro de Tecnologia (CT) e a Faculdade de Letras, e na Pedro Calmon, do prédio da Reitoria até o CETEM.

Com o compromisso de melhorar o conforto e a segurança dos usuários dos campi, além das vagas ao longo das vias, a Prefeitura Universitária estuda a criação de bolsões de estacionamento em locais estratégicos. O primeiro bolsão, que começa a funcionar a partir de 10 de agosto, fica na Rua Milton Santos, em frente à portaria 4 do antigo Cenpes. O local terá a capacidade para 140 veículos e será mais uma opção de estacionamento para os usuários do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Devido aos abusos e as denúncias de estacionamento irregular feitas pelos usuários do campus à imprensa, desde junho a Prefeitura Universitária instalou placas de estacionamento proibido em alguns pontos e com o apoio da CET- Rio e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro para garantir o cumprimento do Código Nacional de Trânsito (CTB), válido para as vias terrestres de todo território nacional abertas à circulação, o que inclui a Cidade Universitária. Apesar do Código Nacional de Trânsito determinar quatro dias para o início da fiscalização, após as placas de sinalização instaladas, as operações de multa e reboque realizadas no campus só aconteceram após 20 dias.

Segundo Ivan Carmo, desde julho prefeito da UFRJ, para solucionar o problema de veículos parados de forma indevida, o que impede até mesmo o tráfego em algumas vias do campus, estão em fase de projeto mais dois bolsões de estacionamento que devem ficar prontos até o final do semestre. Com a demarcação das vagas e o primeiro bolsão, os usuários passam a ter 350 novas vagas, nosso objetivo é dobrar esse número até o início de 2012, atendendo a atual demanda.