A Prefeitura Universitária

A Prefeitura da UFRJ é um órgão executivo da Estrutura Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro com competência para gerir a segurança das áreas físicas comuns dos campi universitários, o controle do sistema viário, a manutenção e conservação das vias e equipamentos públicos, entre outras atribuições, executando serviços imprescindíveis para criar um ambiente harmonioso que possibilite à universidade desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Compactador de asfalto, fabricado na década de 1930 pela empresa alemã Maffei, utilizado nas obras de execução dos aterros hidráulicos que ligaram as oito ilhas que deram origem à Cidade Universitária durante a década de 1950.

História

Placa em homenagem à criação da Prefeitura Universitária, em 22 de abril de 1965.

A vinda das unidades acadêmicas para a Cidade Universitária criou uma série de demandas por serviços para atender os alunos, professores e funcionários que utilizavam o campus. Estes serviços foram acumulados pelo Escritório Técnico da Universidade do Brasil (ETUB), órgão responsável pelo planejamento e execução das obras da Cidade Universitária, e como não faziam parte das suas atividades, acabaram levando o Conselho Universitário a aprovar, em 22 de abril de 1965, a criação da Prefeitura Universitária da UFRJ.

A Portaria nº. 321, de 18 de maio de 1965, nomeou o professor arquiteto Mauro Ribeiro Viegas para o cargo de Prefeito da Cidade Universitária. Ele exerceu a função durante sete anos. Dentre as diversas competências, o prefeito era responsável pela segurança, respondia pela manutenção de todos os prédios, pelas instalações elétricas e hidráulicas de todo o campus, pelo serviço de transporte, pela alimentação dos estudantes e funcionários, e pelo bom funcionamento do alojamento dos alunos. Para isso a Prefeitura Universitária contava com uma equipe de arquitetos, engenheiros, desenhistas, entre outros profissionais.

Em 30 de agosto de 1966, o prédio sede da Prefeitura Universitária foi inaugurado pelo Reitor Pedro Calmon e pela Administração Central da UFRJ. Ao longo dos anos, o prédio foi ampliado e funciona até hoje como a sede da Prefeitura Universitária.

Sede administrativa da PU