Categorias

Coordenação de Operações Urbano-Ambientais

A Coordenação de Operações Urbano-Ambientais (COUA) concentra as atividades de conservação e manutenção das áreas verdes, a coleta dos resíduos sólidos (extraordinários,inertes e dos serviços de saúde) e a limpeza urbana dos Campi da UFRJ. Esses serviços são executados de forma terceirizada, sendo fiscalizados pela Divisão de Limpeza Urbana na Cidade Universitária e, nos outros Campi, por fiscais localizados nas Subprefeituras ou pela administrações locais.

A COUA concentra também a gestão do patrimônio cultural e ambiental representado pela península do Catalão (Parque da Mata Atlântica Frei Velloso), zelando por sua integridade documental, histórica, geográfica e ambiental.

Em atuação multidisciplinar, com técnicos da PU e externos, desenvolve e/ou colabora com Planos e Projetos Paisagísticos e outros que possuem interação com questões urbanas e ambientais nos Campi da UFRJ; e atende, junto com as demais Coordenações e Assessorias da PU, a demandas vindas da PR-6, CORIN e Ouvidoria via E-sic, referentes à gestão urbana Campi da UFRJ.

Com ênfase nas questões que visam atender aos requisitos legais e às políticas ambientais correspondentes, a COUA adota e estimula a atitudes e procedimentos que levem a racionalização do consumo de recursos naturais, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e à sensibilização e mobilização da comunidade universitária e circunvizinha sobre temas socioambientais. Um exemplo disto é o Horto Universitário, que já possui capacidade para a produção de insumos necessários para a manutenção das áreas verdes da UFRJ.

O Horto Universitário, que atualmente possui uma boa estrutura física, abriga Projetos acadêmicos, laboratórios pesquisa da UFRJ e conveniados e, mediante agendamento, oferece espaços orientados para aulas de campo no próprio espaço, no Parque da Mata Atlântica Frei Vellozo da UFRJ (Catalão) e em áreas com vegetação relevante da Cidade Universitária, para o desenvolvimento de pesquisas e para a promoção de educação socioambiental.

Atualmente,  a COUA consegue executar alguns serviços de prevenção contra o Aedes aegypti e conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro através da CAP 3.1, Vigilância Sanitária e da COMLURB. E quando há necessidade de contratação, a Coordenação especifica e acompanha a execução dos serviços.

A COUA desempenha especificamente as seguintes atividades:

  •  Serviços de manutenção das áreas verdes;
  •  Serviços de limpeza urbana;
  •  Fiscalização de contratos de manutenção das áreas verdes e abertas dos Campi;
  • Fiscalização da coleta de resíduos sólidos (extraordinários inertes e dos serviços de saúde) da UFRJ;
  • Gestão do Parque da Mata Atlântica Frei Vellozo – Catalão;
  • Gestão do Horto Universitário;
  • Organização e ou apoio à ações socioambientais na Cidade Universitária (projetos, eventos e campanhas) ;
  • Estudos Técnicos Preliminares (ETPS) para Termos de Referência de serviços e outras demandas de escopo da COUA;
  • Vistorias e relatórios urbano ambientais em áreas de concessão da UFRJ;
  • Especificações e/ou acompanhamento do cumprimento de medidas compensatórias;
  • Apoio a projetos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão;
  • Participação em Planos, Programas, Comissões e Grupos de Trabalho da UFRJ que envolvam questões ambientais;
  • Licenciamentos referentes remoções arbóreas junto aos órgãos ambientais
  • Projetos Paisagísticos;
  • Apoio à reciclagem em atuação conjunta do a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP);
  • Visitas guiadas ao Horto Universitário e ao Parque da Mata Atlântica Frei  Velloso – Catalão

Buscando um melhor ordenamento do ambiente urbano visando à qualidade de vida da população através de políticas ambientais que promovam a sustentabilidade nos campi da UFRJ, a Coordenação se baseia nos seguintes princípios:

  • Desenvolvimento de ações de conservação dos recursos naturais da Universidade;
  • Promoção de um ambiente saudável e a segurança ambiental dentro dos campi;
  • Incentivo ao uso racional de recursos;
  • Educação visando à sustentabilidade;
  • Transformação da universidade em exemplo de consumo responsável, bem como de coleta e destinação adequada dos resíduos;
  • Construção, de forma participativa, de uma universidade sustentável, transformando a instituição em modelo para a sociedade.

Coordenadora: Vera Rodrigues do Carmo

Telefone: (21) 3938-9323  e 3938-9330

E-mail: coord.meioambiente@pu.ufrj.br /  vera@pu.ufrj.br

 A Coordenação de Meio Ambiente possui duas divisões com a seguinte estrutura:

Divisão de limpeza urbana

Zela pelos serviços de fiscalização, manutenção e limpeza de logradouros e de orlas, das áreas verdes e das vias públicas do campus da Cidade Universitária. A divisão ainda é responsável por cuidar da gestão dos resíduos sólidos (remoção de inertes, coleta de resíduos e coleta de recicláveis), do recolhimento de animais e do controle de vetores e pragas.

A Divisão de Limpeza Urbana realiza também os seguintes serviços:

Manutenção árborea – Poda de árvores, destoca, remoção e tratamento fitossanitário

Capina – Roçada de gramíneas com arremate e beiral, varreção e recolhimento do material produzido

Responsável: Lenir Gomes

Telefone: (21) 3938-9323

E-mail: coord.meioambiente@pu.ufrj.br

Divisão de gestão ambiental

Responsável pela implantação dos conceitos organizacionais da A3P e do Plano de Logística Sustentável em todas as ações da Prefeitura da UFRJ, multiplicando-as de forma integrada para a universidade reduzir a utilização de insumos, custos operacionais e o impacto no meio ambiente. O planejamento das ações atende os dispositivos legais de proteção ao meio ambiente, além de promover a educação ambiental, agregando projetos ambientais e/ou socioambientais.

Responsável: Janete Moreno

Telefone: (21) 3938-9323

E-mail: dga@pu.ufrj.br

Seção de Educação Ambiental

Promove a educação ambiental voltada para as questões socioambientais para atender aos requisitos legais e às políticas ambientais correspondentes. Estimula a adoção de atitudes e procedimentos que levem a racionalização do consumo de recursos naturais, ao manejo adequado dos resíduos gerados, à sensibilização, mobilização e capacitação dos servidores em temas socioambientais.

Responsável: Dulce Bernardo

Telefone: (21) 3938-9323

E-mail: dga@pu.ufrj.br

Seção de Legislação Ambiental

Apresenta o embasamento técnico e normativo para que a Divisão de Gestão Ambiental desenvolva projetos, ações e colaborações realizadas no âmbito da Coordenação de Meio Ambiente ou para alinhar as atividades administrativas da Prefeitura da UFRJ às legislações ambientais.

Responsável: Rose

Telefone: (21) 3938-9323

E-mail: dga@pu.ufrj.br

A COUA ainda é responsável por gerir:

Parque do catalão

Conserva o patrimônio cultural e ambiental representado pela Ilha do Catalão, zelando por sua integridade documental, histórica, geográfica e ambiental, além de oferecer à comunidade universitária um espaço orientado para estudos, visitas, desenvolvimento de pesquisas e para a promoção de Educação Ambiental. Clique aqui para para baixar o formulário com as orientações necessárias para a marcação de visitas guiadas ao Parque do Catalão.

Horto Universitário

Responsável pela produção dos insumos necessários para a manutenção das áreas verdes da UFRJ, pelo cuidado do espaço físico e pela sua integridade geográfica, estrutural e ambiental. O horto visa oferecer à comunidade universitária um espaço apropriado para estudos, pesquisas, desenvolvimento de projetos e para a promoção da Educação Ambiental. Clique aqui para baixar o formulário com as orientações necessárias para a marcação de visitas guiadas ao Horto Universitário.

Seção de execução de paisagismo

Responsável pela elaboração dos projetos, o plantio, a produção e a manutenção dos jardins dos campi universitários, por atender às demandas do plano Diretor 2020 da UFRJ e pela preparação de vasos ornamentais para empréstimos em eventos promovidos pela UFRJ e para compor ambientes nas unidades.

Telefone: (21) 3938-9228

E-mail: coord.meioambiente@pu.ufrj.br

Para solicitar um serviço e/ou enviar sugestões e reclamações relacionadas às atividades realizadas pela coordenação, envie um e-mail para: coord.meioambiente@pu.ufrj.br .