Categorias
Notícias

Novos frutos na Semana da Árvore

Horto Universitario


Prefeitura lançará projeto para integrar os campi às modificações pelas quais passarão a Cidade Universitária e o Rio de Janeiro

 

 


Novos frutos na Semana da Árvore

Durante a 2ª Semana da Árvore da Prefeitura Universitária, que acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, no Horto Universitário, o prefeito Ivan Carmo vai lançar a semente de um projeto para integrar os campi às modificações pelas quais passarão a Cidade Universitária e o Rio de Janeiro nos próximos anos.  O projeto envolve propostas tanto para a organização do espaço urbano quanto para gestão do ambiente.

De acordo com Ivan, o que se quer é promover uma mudança de cultura nas metodologias de trabalho que abrangem não apenas ações como reuso de água ou coleta seletiva de lixo, mas recuperação de mobiliário urbano e a acessibilidade universal dos equipamentos da universidade.  “A agenda ambiental é baseada em recomendação ministerial para o serviço público. O que queremos é ir além e assumir um compromisso em relação ao ambiente de uma maneira geral, com metas de trabalho para a prefeitura na nossa gestão”.

O plano engloba segurança, meio ambiente e saúde em conformidade com a capacidade financeira e administrativa da Prefeitura Universitária. “É trazer uma visão administrativa mais preocupada com tudo ao redor da pessoa e não apenas com o meio ambiente. O que queremos incorporar é melhorar os locais onde as pessoas fazem as refeições, aproveitar a expertise da UFRJ em microbiologia e nutrição para orientar os nossos permissionários”, disse Ivan Carmo.

De acordo com o prefeito, as ações envolvem acessibilidade universal (engloba a todos, não apenas os deficientes físicos), mobilidade urbana, geoprocessamento e cadastro ambiental (ter controle sobre as redes de serviços e referência da flora no campus) e ordem pública e política de manutenção. “A gente tem a responsabilidade de cuidar do campus, mas quer despertar nos usuários o zelo por todos os equipamentos e serviços disponíveis, bem como naqueles que contratamos para prestar manutenção”, afirma ele.

A programação da 2ª Semana da Árvore envolve também a realização de oficinas sobre como usar plantas medicinais e aromáticas, como cultivar uma horta doméstica e como aproveitar resíduos orgânicos, além de palestras sobre a importância na recuperação dos manguezais e da reserva biológica de Mata Atlântica em áreas urbanas, como a do Parque na Ilha do Catalão. Clique aqui e veja a programação completa.