Categorias
Notícias

Prefeitura suspende obras e libera acessos à Cidade Universitária

speed table

A decisão veio após reunião realizada esta semana com equipes do Consórcio Transcarioca e da Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Prefeitura suspende obras e libera acessos à Cidade Universitária

Sidney Coutinho

Liberar todos os acessos à Cidade Universitária e suspender a construção de plataformas de pedestres em novos trechos até que todas as já iniciadas estiverem adequadas aos padrões são as principais decisões tomadas pela Prefeitura Universitária (PU). A decisão veio após reunião realizada esta semana com equipes do Consórcio Transcarioca e da Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro, encarregadas pelas obras nas vias da Cidade Universitária.

Desde quinta-feira, uma parte da Avenida Pedro Calmon está interditada ao tráfego e o acesso à Ponte do Saber está em mão dupla para que os operários possam corrigir as imperfeições que geraram diversas reclamações dos motoristas. Em frente à Faculdade de Letras, novas camadas de asfalto vão corrigir o desnível da plataforma de pedestres com a pista.

Segundo o prefeito Ivan Carmo, novos trechos somente serão iniciados com cronograma e logísticas precisos. “Percebemos que a demora na conclusão das obras e a falta de padrão estava prejudicando o dia a dia da comunidade acadêmica. Esse não é nosso objetivo. É por isso que apenas o portão 4 terá restrição de horário para ingresso, ficando aberto entre 7h e 16h nos dias úteis”, afirmou.

A PU a CET-Rio entenderam a importância de o órgão municipal assumir a gerência do trânsito na Cidade Universitária após a inauguração da Ponte do Saber. Em maio deste ano, um acordo foi firmado prevendo uma série de medidas para minimizar os problemas de segurança viária decorrentes do aumento da circulação de veículos na Ilha do Fundão.

Além de construção das 13 plataformas de pedestres (speed tables), o acordo previa a implantação de lombadas eletrônicas pelo campus, instalação de placas educativas, iluminação especial noturna nas faixas de travessia de pedestres (travessia iluminada), treinamento, por parte da CET-Rio, de funcionários estatutários da universidade, que foram nomeados agentes de trânsito e o monitoramento operacional do trânsito no campus.

Ivan Carmo acredita que as obras irão reduzir o número de acidentes na Cidade Universitária e evitar futuramente que o campus sirva como atalho para motoristas que fogem dos congestionamentos nas vias expressas. “Estamos elaborando um relatório comparativo para mostrar que nas áreas onde nenhuma intervenção foi realizada ainda é alto o número de acidentes por causa do excesso de velocidade. Só esta semana houve um atropelamento e perdemos quatro postes de iluminação pública”, concluiu.