Alterações no calendário possibilitarão apoio da UFRJ sem comprometer a rotina de estudantes e funcionários.
A JMJ na Cidade Universitária
A Cidade Universitária se transformará em um grande centro de redistribuição dos peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa na próxima semana no Rio de Janeiro, mas apenas durante os feriados dos dias 25 e 26 de julho. A Prefeitura Universitária acertou com os organizadores do evento que todas as vias principais poderiam ser utilizadas para receber os 2.500 ônibus esperados para o transporte dos visitantes, desde que as vias não fossem interditadas ou que os acessos aos edifícios fossem bloqueados.
De acordo com o Prefeito Ivan Carmo, inicialmente, havia a solicitação de três locais para estacionamento na Cidade Universitária, mas eles eram inapropriados por diversas razões. “Assim, sugerimos que usassem ao longo das avenidas para estacionamento e vias secundárias como opção, pois a movimentação será muito reduzida durante os dois dias de feriado e o final de semana”, destacou ele.
Algumas condições foram estabelecidas pela Prefeitura Universitária para permitir o estacionamento dos ônibus da JMJ. A primeira delas é não bloquear os acessos aos edifícios e conjuntos de prédios, assim como mão estacionar em esquinas ou cruzamentos. Também vedou o estacionamento sobre as áreas gramadas, passeios ou ciclovias. “Demos opção de uso de estacionamentos internos e indicados pelos operados de tráfego, mas frisamos que eles deveria deixar sempre livres as paradas de ônibus e os corredores de tráfego nas avenidas e ruas de acesso à Cidade Universitária”, disse Ivan Carmo.
Com a decisão do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) de acompanhar os feriados municipais para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para não prejudicar os estudantes, a universidade terá recesso integral nos dias 25 e 26 e jornada reduzida nos dias 23 e 29 de julho (o recesso será a partir das 15h, dia 23 e, no dia 29, valerá até as 13h, devendo o trabalho ser retomado após o horário). Na segunda-feira (22) e na quarta-feira (24), a rotina de trabalho será normal.
O Polo da UFRJ em Xerém e o campus de Macaé também entrarão oficialmente em recesso no mesmo período. Na sessão do Consuni, que decidiu sobre o recesso se destacou que o campus da Praia Vermelha não terá quaisquer atividades vinculadas à JMJ.
Em virtude das alterações, o primeiro semestre termina no dia 10 de agosto. Todavia, o reinício das aulas está confirmado para o dia 19 de agosto, para que o calendário de aulas e o período de férias de 2014 não sofressem alterações. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) estará funcionando em regime de plantão nos dias 25, 26 e 29 de julho de 2013.