Coppe anuncia vencedores do concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão
Assessoria de Comunicação da Coppe / UFRJ
Chegou a hora de conhecer as fotos vencedoras do concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão, eleitas pelos júris profissional e popular. Foram dois meses e meio de inúmeros cliques em busca dos melhores ângulos para retratar a ilha, sua natureza, arquitetura e frequentadores do campus. Fotógrafos profissionais e amadores abraçaram o desafio e fizeram do concurso promovido pela Coppe/UFRJ um grande sucesso. Com 628 candidatos e 755 imagens postadas, o concurso, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Coppe, teve uma intensa participação dos internautas, totalizando mais de 11 mil votos no júri popular.
Confira também a entrevista com os vencedores do concurso Viva a Ilha do Fundão. Entre eles, alunos, funcionários e professores de várias unidades da Ilha que conquistaram os primeiros lugares pelos júris profissional e popular.
Veja no site do concurso as fotos eleitas
http://www.coppe50anos.com.br/vivailha
Confira a entrevista com o perfil dos vencedores
http://www.coppe50anos.com.br/vivailha/pt/noticias/vencedores-do-viva-a-ilha-comemoram-a-premiacao-
Para o presidente da Comissão julgadora, Príamo Melo, o concurso superou as expectativas, conseguindo mobilizar um conjunto de pessoas dentro e fora da Ilha do Fundão. “É gratificante ver a Ilha apresentada dessa forma, por meio de seus atributos de beleza e poesia. As fotografias conseguiram reproduzir o lado poético da Ilha”, ressaltou o professor.
Sobre o Concurso
Organizado pela Assessoria de Comunicação da Coppe, o concurso contou com uma comissão julgadora composta pelos profissionais: Custódio Coimbra, fotógrafo do jornal O Globo; Dante Gastaldoni, jornalista e professor da Escola de Comunicação da UFRJ; Cezar Bartholomeu artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ; Joana Mazza, fotógrafa curadora assistente do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC); Danielle Martins, designer gráfica da Traço Design; e Fernanda Metello, artista plástica e arquiteta da Coppe.
Presidida pelo engenheiro e fotógrafo Príamo Melo, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe e do Ateliê da Imagem, a comissão elegeu as melhores imagens em três categorias: Ciência e Tecnologia, Natureza e Arquitetura e Vida no Campus, de acordo com critérios como adequação à temática do concurso, qualidade técnica, criatividade e originalidade.
A proposta foi revelar, por meio de múltiplos olhares, os recantos, as curiosidades e a realidade dessa Ilha carioca, ainda pouco conhecida pelos moradores do Rio de Janeiro, pela qual transitam diariamente cerca de 90 mil pessoas. São alunos, professores, pesquisadores, técnicos e funcionários que atuam em áreas diversas, contribuindo para o avanço do maior valor do mundo contemporâneo: o conhecimento. Esse é o ponto comum, o motor que os impulsiona e movimenta e que faz dessa ilha, geograficamente similar a tantas outras, um lugar tão especial.
“É raro um concurso como esse, bem organizado em termos de divulgação, e que reuniu trabalhos tão interessantes e bons prêmios”, afirmou o jornalista Dante Gastaldoni, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, integrante do júri profissional. “Pelas fotos, eu não vi um único Fundão, mas várias ilhas do Fundão, e isso foi uma surpresa”, disse.
O concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão e os demais eventos comemorativos dos 50 anos da Coppe contam com o patrocínio de Itaipu Binacional, Braskem, GE, Halliburton, Petrobras, Eletrobras Furnas, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.