Fórum de Ciência e Cultura realiza nesta terça-feira série de atividades no Largo de São Francisco para manter viva na memória os anos da ditadura militar
Foi Golpe! essa noite 50 anos depois
Na esteira dos eventos realizados para relembrar os 50 anos da intervenção militar que durante 21 anos restringiu a liberdade dos brasileiros, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realiza nesta terça-feira, 1º de abril, uma série de atividades no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), no Largo de São Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro. Com o sugestivo título Foi Golpe! essa noite 50 anos depois, os organizadores querem através de debates, exposições e exibições de filmes manter viva na memória os anos de exceção.
Na abertura do evento, às 10h, participarão, além do reitor Carlos Levi e do professor Carlos Wainer do FCC, o professor Marco Aurélio de Santana, representantes do DCE-UFRJ e o presidente da UNE em 1969, Jean Marc Von der Weid. A mesa tem como condutor o mote Vale a Pena resistir. A partir das 16h será exibido o documentário Jango, dirigido e produzido pelo cineasta Silvio Tendler e que faz uma retrospectiva dos anos do governo João Goulart e dos acontecimentos que precederam a deposição do presidente pelo golpe militar.
Já no fim da tarde, a partir das 18h30, começam os shows da Banda Kabumku, dos grupos teatrais Caras Pintadas e Nós do Morro, além de participações especiais de Mano Melo, Um Chebabi, Taqdeu Mathias, Alex Frechette e Jorge Mautner. Para quem não puder aproveitar o evento, o FCC dará a chance de assistir entre os dias 2 e 4 de abril, a mostras de filmes da época, sempre das 10h às 16h, na sala de projeções do IFCS.