Últimos dias para a exposição Cadê a Química?
Até o dia 27 de julho está aberta ao público a exposição Cadê a Química? Venha curtir com sua família ou, se professor, traga seus alunos para vivenciarem uma fascinante experiência que estimula a imaginação e o desejo pelo conhecimento. Visite esta animada casa onde é possível desvendar a presença da química em nossa vida.
Em cada um dos sete ambientes de uma residência – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço –, o visitante descobre, de forma imersiva e interativa, que os fenômenos químicos acontecem desde a preparação e ingestão dos alimentos nas refeições até o prazer ou desconforto dos sonhos e pesadelos que temos ao dormir.
No quarto do casal – que mora nesta casa-cenário, com seus três filhos –, é possível entender, por exemplo, o que se passa quando estamos apaixonados. Por que o coração dispara quando vemos a pessoa amada? Por que você sente tanta atração? Para conhecer a “química” do amor, é preciso deitar na cama!
No banheiro, uma surpresa: o chuveiroquê, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. No vaso sanitário, basta levantar a tampa para conferir tudo o que você sempre quis saber sobre o cocô e nunca teve coragem de perguntar.
A mesa da cozinha é o local ideal para praticar algumas receitas de alimentos, ressaltando os elementos químicos essenciais para o bom equilíbrio nutricional. Lá também é possível compreender como a geladeira, o micro-ondas e o fogão conservam e transformam os alimentos.
Um divertido jogo com o varal da área de serviço revela como os produtos de limpeza eliminam a sujeira e nos ajudam a cuidar das roupas e da casa. Enquanto isso, no quarto das crianças, a química entra em ação para nos explicar o que acontece quando temos um pesadelo.
Venha se divertir e participar dessas atividades, conhecer o mundo das moléculas, trocar ideias, brincar e se surpreender com o que está à sua volta.
A exposição, produzida pela parceria entre a Casa da Ciência da UFRJ e a Sociedade Brasileira de Química, tem livre acesso e dispositivos eletrônicos com Linguagem Brasileira de Sinais, que dão autonomia de leitura para surdos.
Pode entrar que a casa é sua! O endereço é Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.