Categorias
Notícias

Restaurado antigo compactador de asfalto da Prefeitura

Compactador Capá

Equipamento usado nas obras de formação da Cidade Universitária ficará em exposição na Praça Jorge Machado Moreira.

 

 

 

 

 

RESTAURADO ANTIGO COMPACTADOR DE ASFALTO DA PREFEITURA

Equipamento usado nas obras de formação da Cidade Universitária ficará em exposição permanente na Praça Jorge Machado Moreira

Sidney Coutinho

29.04.2015

Em uma operação que levou cerca de uma hora, ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/5), o transporte do antigo compactador de asfalto utilizado nas obras de terraplanagem das oito ilhas que formaram o campus da UFRJ em 1950. O equipamento saiu da Divisão de Produção até a sede da Prefeitura Universitária, onde ficará em exposição permanente.

A iniciativa de restaurar o antigo compactador partiu dos próprios funcionários da divisão. O trabalho era realizado nas horas vagas e exigiu criatividade da equipe envolvida, que tomou por base fotos e relatos antigos para recuperar as peças do equipamento fabricado na Alemanha nos anos 20 do século passado. De acordo com o chefe da Dipro, Gilmar Costa, houve um grande esforço para encontrar as peças originais, mas como era grande a dificuldade optou-se por confeccionar artesanalmente cada parte que faltava.

De acordo com Costa, o equipamento estava todo enferrujado em péssimo estado. “Se houvesse uma demanda oficial para restauração do compactador, em apenas um mês teríamos concluído a reforma. No entanto, não tínhamos material específico e trabalhávamos nos horários possíveis. Ele ficou conosco durante quatro anos, mas só depois que as pessoas perceberam a evolução do trabalho, que deslanchou a restauração. E, para celebrar o cinquentenário da Prefeitura, agilizamos com data prevista de entrega”, disse.

No deslocamento entre os dois extremos da Avenida Carlos Chagas Filho, equipes de operadores de tráfego orientavam os veículos que passavam por perto e fechavam os cruzamentos para a passagem do compactador, que era empurrado por um trator, mas guiado pelo próprio Gilmar. A cada curva era necessárias dezenas de voltas no volante para alterar a barra de direção conectada por correntes.

O compactador e a comitiva que o seguia chamava a atenção por onde passavam. A chegada à sede da Prefeitura Universitária atraiu a curiosidade dos servidores, que filmavam e fotografavam a instalação do equipamento sobre uma cama de pedras. A cobertura de madeira, a chaminé e até a placa com o nome do fabricante se destacavam. A empresa “JA Maffei & Jacob, Leipzig” é alemã e por todo o planeta há modelos semelhantes de compactadores à vapor expostos, como o que ficará no jardim da Praça Jorge Machado Moreira.