A primeira instituição a receber a certificação de escola totalmente sustentável do Brasil e de toda a América Latina.
ESCOLA SUSTENTÁVEL RELATA PRÓPRIA HISTÓRIA
Nesta terça-feira (16/06), na série de palestras organizada pela equipe da A3P da Prefeitura da UFRJ, representantes do Colégio Estadual Erich Walter Heine, de Santa Cruz, vão relatar um pouco da história da instituição, a primeira a receber a certificação de escola totalmente sustentável do Brasil e de toda a América Latina. O evento acontece a partir das 10 horas, no auditório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc).
A unidade escolar, uma Dupla Escola que oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico de Administração, foi construída pela ThyssenKrupp CSA em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro dentro de padrões que geram redução de até 40% no consumo de energia. A certificação de escola sustentável, a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), foi concedida pela entidade internacional Green Building Council.
O colégio diminuiu o consumo de água e luz, com a utilização de lâmpadas led, que apagam assim que as salas são liberadas; reutilização da água da chuva para uso em banheiros, hortas e jardins; telhados que reduzem o calor e os custos de refrigeração; espaço de reciclagem e piscina adaptada são algumas dessas medidas. Foram investidos R$16 milhões na construção com aplicação desses conceitos e uso de materiais ecologicamente corretos.