O aplicativo Caronaê facilita o encontro entre motoristas e caroneiros com segurança.
PREFEITURA DA UFRJ APOIA SISTEMA DE CARONAS CRIADO POR ALUNOS PARA CIDADE UNIVERSITÁRIA
O aplicativo Caronaê facilita o encontro entre motoristas e caroneiros com segurança.
Criado por alunos da UFRJ, o Caronaê é um aplicativo exclusivo à comunidade UFRJ, com pontos de carona que facilitam o encontro entre motoristas e caroneiros. O aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos à Cidade Universitária, catalisando os motoristas e demais tripulantes em um serviço digital simples e eficiente. Com o apoio da Prefeitura da UFRJ serão criados dez pontos de carona espalhados pelo campus, posicionados em locais de visibilidade, próximos aos acessos dos estacionamentos.
A equipe vencedora do concurso Soluções Sustentáveis 2014 organizado pelo Fundo Verde UFRJ é multidisciplinar, e contém alunos de Arquitetura, Comunicação, e das Engenharias Ambiental, Civil, de Materiais e de Computação e Informação. O lançamento do sistema está previsto para o início do próximo período letivo, em abril deste ano. “A ideia surgiu observando as críticas dos estudantes sobre a locomoção para a faculdade, que é sempre uma preocupação para muitos alunos, inclusive para nós”, conta Michel Balassiano, estudante de Engenharia Civil e integrante da equipe do projeto.
O acesso ao Caronaê é integrado aos bancos de dados da UFRJ, o que garante segurança e confiabilidade aos usuários somente alunos, professores e funcionários podem utilizar o aplicativo. Depois de receber a liberação do acesso, o usuário checa as caronas disponíveis e decide a sua viagem ideal de acordo com o ponto de partida ou de destino. Cinco zonas da cidade foram divididas: Norte, Sul, Oeste, Centro, Grande Niterói e Baixada, abrangendo grande parte da região metropolitana. Os usuários que porventura se destinam ou partem de áreas fora desta divisão podem adicioná-¬las ao aplicativo.
Além da segurança, o aplicativo se propõe a levantar o debate sobre a mobilidade urbana. “Queremos promover uma mudança de cultura. Por que ir à faculdade sozinho em um carro onde cabem 5 pessoas?”, defende Michel. “Isso fica ainda mais evidente quando observamos os muitos grupos de carona nas redes sociais e em aplicativos de chat exatamente com esse fim. Nosso objetivo é facilitar essa demanda que já existe em um certo público e também provocar uma mudança de atitude em quem nunca pensou em compartilhar seu carro para ir a um mesmo destino”, completa.
O aplicativo está agora em fase de testes, mas as estações de ponto de carona já estão em período de instalação e em breve poderão ser conferidas por quem circula pelo campus. Após a instalação na Cidade Universitária, a ideia dos idealizadores é expandir para outros campi e unidades que possam receber esse sistema.