Categorias
Notícias

Varredura em busca de focos de mosquito

Segunda etapa 1Participantes de curso de combate ao Aedes aegypti vistoriaram arredores da reitoria e alojamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

VARREDURA EM BUSCA DE FOCOS DE MOSQUITO

 

26.02.2016

Um mutirão de limpeza pela Cidade Universitária em busca de focos do mosquito que vem dando dor de cabeça aos brasileiros marcou a segunda etapa do curso de capacitação “Controle e Combate ao mosquito Aedes aegypti”. Pela manhã, após uma breve palestra no auditório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC), os participantes seguiram para o prédio da reitoria, onde foram recepcionados pela equipe de Vigilância Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio.

Uma barraca para fornecer informações para a comunidade universitária foi montada no hall dos elevadores, onde foram distribuídos folhetos educativos e expostos exemplares do vetor em diversas fases do ciclo de vida. Depois, duas equipes foram formadas e saíram ao redor do prédio para localizar os potenciais criadouros do Aedes aegypti. “Em vistorias realizadas anteriormente, a área no entorno do prédio da reitoria foi onde mais focos do mosquito Aedes foram encontrados na Cidade Universitária. E para surpresa nossa, dentro de garrafas plásticas ou restos de embalagem e não nos lagos ou bromélias da região, que têm um controle biológico”, afirmou Lenir Gomes, da Divisão de Limpeza Urbana da Prefeitura da UFRJ.

Na parte da tarde, os participantes fizeram uma vistoria nos arredores da Residência Estudantil, onde novos criadouros do mosquito foram achados. Embora a equipe de Vigilância Municipal de Saúde tenha estado há uma semana em ambas as regiões, diversos focos foram encontrados, revelando que não é possível dar trégua para erradicação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura da UFRJ, Carmen Odete, quer aumentar o número de pessoas interessadas em participar da capacitação em novas edições. “Acho importante aumentar o número de multiplicadores de informações em um momento tão importante para erradicar o mosquito do país”, afirmou.