Um conjunto de 90 peças, nunca antes expostas, que traça um amplo panorama das civilizações antigas, integra a exposição temporária Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga que será inaugurada em 31 de março
MUSEU NACIONAL APRESENTA ACERVO ARQUEOLÓGICO DA IMPERATRIZ TERESA CRISTINA
Assessoria de Imprensa do Museu Nacional – 29/03/16
Um conjunto de 90 peças da Coleção Teresa Cristina, nunca antes expostas, que traça um amplo panorama das civilizações antigas, integra a exposição temporária Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga que será inaugurada na próxima quinta, 31 de março, no Museu Nacional/UFRJ, na quinta da Boa Vista, e aberta ao público a partir da sexta (01/04). A exposição homenageia a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa de D. Pedro II e grande responsável pela formação da coleção de Arqueologia Clássica do Museu Nacional, a coleção Greco-Romana mais importante da América do Sul.
As peças da Coleção Teresa Cristina são provenientes de escavações ou achados fortuitos em vários sítios arqueológicos da Itália, a maioria delas, no entanto, pode ser remontada às cidades de Herculano e Pompéia e seus arredores; às colônias gregas do sul da Itália e à cidade de Veios, onde a imperatriz também possuía propriedades, autorizando as pesquisas arqueológicas entre os anos de 1853 e 1889. Reúne vasos, estatuetas, utensílios domésticos, amuletos e objetos de uso pessoal. Alguns desses objetos vieram para o Brasil com a própria Imperatriz, como parte de seu dote. A maior parte da coleção, no entanto, foi enviada posteriormente por seu irmão, o rei das Duas Sicílias, Ferdinando II, atendendo ao pedido dela.
A totalidade das peças organizadas pela Imperatriz compõem um conjunto coeso. Mais que obras de arte, estas peças demonstram o interesse em criar uma coleção de cunho feminino, com objetos de uso cotidiano das civilizações mediterrâneas da Antiguidade. O Museu Nacional já possui em seu circuito expositivo uma grande exposição permanente com boa parte dos cerca de 700 objetos que integram a coleção.
A mostra temporária Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga traz ao público pela primeira vez 90 destas peças que antes só poderiam ser vistas por pesquisadores na reserva técnica do Museu Nacional. O acervo a ser exposto possui grande valor histórico e arqueológico, não apenas por cada um dos objetos individualmente, mas pela construção de uma coleção que trouxe para o Brasil um amplo panorama das civilizações antigas.
SERVIÇO
Exposição Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga (Exposição temporária)
Inauguração: 31 de março de 2016, às 16 horas
Abertura ao público: 1º de abril de 2016
Local: Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e as segundas das 12 às 17 horas
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Gratuidade: crianças até 5 anos e pessoas com deficiência
Telefone: 21 3938-1100