Seleções do Brasil e Colômbia realizaram atividades no gramado de medidas oficiais.
INAUGURADO CAMPO DE RÚGBI DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRJ
04.03.2016
O ministro dos Esportes, George Hilton, e o reitor da UFRJ, Roberto Leher, inauguraram na manhã desta sexta-feira (4/3), o campo de rúgbi que integra o Complexo Esportivo da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). O local será utilizado pelas equipes que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016 e tem medidas oficiais certificadas pela Federação Internacional do esporte. As equipes femininas do Brasil e da Colômbia, que participam do Campeonato Internacional Rugby Sevens, foram as primeiras a realizar atividades no gramado.
O campo de rúgbi recebeu o nome do professor Doutor Manoel José Gomes Tubino, o primeiro brasileiro a se tornar presidente da Federação Internacional de Educação Física e difusor do nome do país no cenário mundial com diversos trabalhos na área. Além do campo, o Ministério dos Esportes e o Ministério de Educação investiram R$ 61,4 milhões em dois campos de hóquei sobre a grama, reforma da piscina, vestiários e banheiros da EEFD.
Para o reitor da UFRJ, quando há melhorias na infraestrutura a universidade pública pode cumprir melhor o papel que tem, integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ao discursar sobre a obra do complexo, Roberto Leher disse que o local é uma inspiração para a juventude que agora pode pleitear também desenvolver atividades de rúgbi e hóquei sobre grama no estado, na cidade e na universidade. “É um marco importante para o futuro do esporte na nossa instituição, que a inauguração possa representar uma ampliação das interações da UFRJ com as políticas públicas de esporte e das atividades corporais de uma forma geral”, afirmou.