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Polo multimodal de transporte é proposto como solução de mobilidade


DSC 0233A criação de um polo multimodal, permitindo a conexão de um terminal de ônibus externos e internos, acessível também por ciclovias, com sistema de transporte marítimo foi a principal proposta apresentada resultado da oficina “Atelier Projet International”.
 

POLO MULTIMODAL DE TRANSPORTE É PROPOSTO COMO SOLUÇÃO DE MOBILIDADE PARA CAMPUS

Sidney Coutinho – 28/06/2016

A criação de um polo multimodal, permitindo a conexão de um terminal de ônibus externos e internos, acessível também por ciclovias, com sistema de transporte marítimo foi a principal proposta apresentada nesta segunda-feira (27/6), no Centro de Tecnologia, como resultado da oficina “Atelier Projet International”: Cenários de Mobilidade Multimodal para o Campus da Cidade Universitária. Elaborado por um grupo de estudantes e pesquisadores das universidades francesas UTC (Université de Technologie de Compiègne) e Paris-Sorbonne, em conjunto com alunos e pesquisadores do Programa de Engenharia Urbana da Escola Politécnica da UFRJ, o trabalho produziu uma base de dados georeferenciada com informações sobre demografia, acesso e circulação interna do campus.

Por meio de análise de pesquisas, entrevistas e diferentes projetos para a Cidade Universitária, como o Plano Diretor, o projeto transnacional fez proposições de melhorias para a mobilidade no campus da Ilha do Fundão, que enfrenta problemas com congestionamentos em diversos horários na avenida Horário Macedo, com a irregularidade dos horários nos ônibus internos e com a insegurança na circulação pelo campus a pé ou de bicicleta. A proposta também visava o aproveitamento de ideias por outros campi espalhados pelo planeta, de acordo com o professor da UTC, Gilles Morel.

Ao traçar diversos horizontes de curto, médio e longo prazo, estudantes e pesquisadores sugeriram, por exemplo, alterar as frequências das linhas internas existentes, com a criação de uma linha expressa com somente oito paradas para ligar os principais polos do campus, além de implementar faixas exclusivas para circulação dos ônibus internos. Outra proposta foi a de incrementar o uso da bicicleta, com a criação de bicicletários protegidos das intempéries. Todavia, a sugestão que mais se destacou foi a de criação um polo multimodal a ser construído ao lado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

Pelo proposta, haveria no polo multimodal uma separação das vias de automóveis das vias para pedestres e ciclistas, que traria benefícios em relação à acessibilidade, conforto, segurança e fluidez no trânsito. Integrar ônibus internos e externos, transporte marítimos, Maglev ou VLT, bicicletas e até um teleférico ligado à Estação do Morro da Providência na zona portuária do Rio de Janeiro seriam outras vantagens do novo espaço na Cidade Universitária.

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, assistiu à apresentação e disse que faria uma análise com a equipe técnica para aproveitar as sugestões. Hoje, já existe um área de conexão de transporte rodoviário que fica na área norte do campus, a Estação de Integração. “Em breve, vamos voltar a utilizá-la, pois percebermos que um dos motivos da irregularidade de horário dos ônibus internos está associado ao embarque e desembarque de passageiros no Terminal do BRT. Há concorrência com vans, ônibus externos e outros problemas que estão retardando a operação em até 20 minutos”, disse o prefeito, adiantando que para a zona sul do campus foi iniciado um estudo para criar uma conexão aquaviária com o apoio do Parque Tecnológico.

Segundo Ripper, os engarrafamentos na Cidade Universitária depois da implantação do BRT e inauguração da Ponte do Saber têm comprometido a qualidade do serviço do transporte interno, que tem uma frota nova que oferece conforto para os usuários. Um projeto elaborado pela equipe da Prefeitura da UFRJ e já aprovado pela prefeitura do Rio prevê alterações no traçado da saída dois (cruzamento do BRT com avenida Brigadeiro Trompowsky) que eliminará uma dos semáforos na região, dando mais fluidez ao trânsito. “Com o fechamento da Ponte do Saber durante as Olimpíadas, vamos fazer experiências para melhoria do trânsito a serem introduzidas quando ela for reaberta”, revelou o prefeito.