Categorias
Notícias

Inauguradas novas instalações do Horto Universitário

CAPAAté 180 mil mudas serão produzidas anualmente para manter as áreas verdes dos campi.

 

 

 

 

 

 

INAUGURADAS NOVAS INSTALAÇÕES DO HORTO UNIVERSITÁRIO

Até 180 mil mudas de espécies ornamentais, de arbóreas nativas da Mata Atlântica e forrageiras serão produzidas anualmente para manter as áreas verdes dos campi.

 

21.09.2016

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, inaugurou na manhã de terça-feira (20/9) as novas instalações do Horto Universitário. O espaço de 26 mil metros quadrados ganhou pavimentação nas vias internas, ampliação dos germinadores de sementes e novos equipamentos para trituração de resíduos verdes usados na produção de adubo orgânico ampliando a vocação para produzir mudas e insumos para a manutenção de áreas verdes dos campi, não apenas Praia Vermelha e Cidade Universitária, mas também Cabo Frio, Macaé, Santa Cruz da Serra e Xerém.

Com a nova infraestrutura, que inclui ainda iluminação, sistema de irrigação automatizada, instalação de câmeras de segurança e monitoramento, além da construção de duas guaritas nos acessos, o horto amplia a vocação de humanizar cada vez mais os ambientes acadêmicos, como destacou o reitor na abertura do evento. “Desde a Idade Média, as universidades se organizam em um espaço que não é apenas uma constelação de prédios, mas um lugar onde as pessoas devem ter o prazer de estar, se sintam confortáveis e abrigadas”, lembrou ele.

Para Roberto Leher, a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe da Coordenação do Meio Ambiente é quase imperceptível no dia a dia, enquanto há a sensação de bem-estar. “Ao circular pela Cidade Universitária não percebemos a grandeza dos cuidados que são tomados, mas se as áreas ficarem uma semana sem a manutenção, notamos a importância de cada uma das ações. A sensibilidade de colocar a árvore no lugar certo, de aparar os gramados, de preservar os manguezais e reproduzir as condições para o campus encantar, inspirar as pessoas que aqui trabalham e estudam”, destacou o reitor.

O pró-reitor de Governança e ex-prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, destacou a evolução das iniciativas nas gestões anteriores para consolidar a existência do Horto, que, segundo ele, é um local onde as pessoas buscam fazer sempre o melhor. “É realmente um lugar da UFRJ onde todos que trabalham ou trabalharam têm orgulho de ter estado no ambiente”.

O prefeito Paulo Mario Ripper fez uma apresentação da evolução do Horto Universitário, que foi criado há quase três décadas, e graças a convênios firmados com a Petrobras conseguiu concretizar diversas obras. Depois, os convidados foram conhecer em uma visita guiada as instalações do espaço, onde acontece até o dia 22 de setembro, a Semana da Árvore.

O evento conta com oficinas que exibem parte do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Meio Ambiente. Além de atividades realizadas por parceiros do Horto Universitário, como o projeto Caramangue, da Associação de Moradores da Vila Residencial, ou a obra social Recomeçar, que atende crianças do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e estão recolhendo donativos (alimentos não perecíveis).

Perto de um milhão de reais foram empregados nas obras. As mais caras envolveram a (R$ 444 mil) e a (R$ 273 mil). No entanto, Os recursos foram utilizados para pavimentação, iluminação, monitoramento, reformas de galpão e recuperação de áreas de produção de mudas. A estimativa é de que ocorra um aumento aproximado de 40% da produção atual de mudas, com a otimização dos processos produtivos em decorrência das obras. Até 180 mil mudas de espécies ornamentais, de arbóreas nativas da Mata Atlântica e forrageiras serão produzidas anualmente para manter as áreas verdes dos campi.