Medidas visam a evitar o depósito irregular de detritos dos quiosques na Rua Bruno Lobo.
NOVAS REGRAS PARA A COLETA DE RESÍDUOS NO CAMPUS
Medidas visam evitar o depósito irregular de detritos dos quiosques na Rua Bruno Lobo.
07.10.2016
A Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura da UFRJ tomou uma série de medidas para evitar o depósito irregular de detritos na Rua Bruno Lobo, alvo de críticas e reclamações da comunidade universitária. Em reunião ocorrida no dia 3 de outubro, com a Associação dos Traillers e Quiosques do Centro de Ciências de Saúde (Acensa/UFRJ), ficou acertado que a coleta de resíduos ocorrerá diariamente, entre 15h e 16h, para evitar que catadores de lixo e moradores de rua rasguem os sacos e espalhem sujeira pelas vias.
Os proprietários de quiosques do entorno do hospital eram apontados como responsáveis pelo descarte irregular de lixo, atraindo roedores e insetos nocivos para a entrada do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Após reclamações da comunidade universitária sobre o depósito irregular de detritos na Rua Bruno Lobo, ficou acertado que fica proibida a colocação de sacos de lixo sobre calçadas e/ou canteiro divisor de pista, além de ser implantado um boleto da coleta, que deverá ser assinado no ato do recolhimento, por representante da AcensaUFRJ, confirmando a realização do serviço.
A Coordenação do Meio Ambiente esclarece que a responsabilidade sobre o lixo é do gerador, neste caso, os donos dos quiosques, que deverão manter em perfeitas condições de higiene o entorno da área dos containers, evitando desta forma a proliferação de ratos, baratas e outros vetores.