Categorias
Notícias

Novo espaço da Seção de Saúde do Trabalhador é aberto

Inauguração SSTNo local serão feitos atendimentos em enfermagem e psicologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVO ESPAÇO DA SEÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR É ABERTO

23.11.2016

A Prefeitura da UFRJ inaugurou nesta quarta-feira (23/11) um novo espaço da Seção de Saúde do Trabalhador (SST). Em virtude de uma reestruturação administrativa, que promoveu a realocação de setores, ocorreu uma interrupção dos serviços desde outubro deste ano. No local, que fica próximo ao almoxarifado, serão feitos atendimentos em enfermagem e psicologia.

“Agora, em negociações com o prefeito, estamos nesse novo espaço. Queremos ser um ponto de referência para todos os servidores em tudo relacionado à segurança do trabalho e à saúde do trabalhador. Estamos empenhados de que isso ocorra futuramente”, afirmou a Professora Doutora em Saúde do Trabalhador, Marilurde Donato.

Segundo ela, preliminarmente, os atendimentos serão preventivos e vão se limitar a verificação de pressão arterial e glicose, “em outra etapa cuidaremos dos nossos problemas em relação a emergências e urgências em saúde (ferimentos leves, infarto, pico pressão arterial alta), além de ficar atentos aos problemas decorrentes da falta de ergonomia”, disse.

Haverá também um atendimento de psicologia social, para assistência em questões relacionadas à atividade laboral ou não, como: assédio moral, alcoolismo, consumo de substância psicoativas (maconha, cocaína e crack). Marilurde explicou que será apenas um ponto de pré-atendimento, razão pela qual é chamado de Núcleo de Intervenções Breves. “Depois de ouvidos, os pacientes são encaminhados para especialistas”.

A Prefeitura da UFRJ já conta com um mecanismo acolhedor das demandas de saúde do trabalho, que é a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp), pioneira na universidade. A Cissp se reúne mensalmente e é aberta a participação de todos, inclusive os terceirizados. A comissão tem um trabalho autônomo que é respaldado pela SST.

Marilurde Donato informou que o atendimento ocorrerá todos os dias na parte da tarde, os interessados podem fazer uma ficha de inscrição relatando o problema que enfrentam, para depois agendar, conforme a conveniência de paciente e dos especialistas, uma data para atendimento.