Categorias
Notícias

Semana da Árvore começa segunda

Boneca Vida 1

Boneca Vida, confeccionada com materiais reciclados, fará recepção distribuindo cartilhas sobre aproveitamento de garrafas PET

 

 

  

 

 Semana da Árvore começa segunda

Sidney Coutinho


Boneca VidaComeça nesta segunda-feira (17/9) a 2ª Semana da Árvore, promovido pela Prefeitura Universitária, no Horto Universitário. O evento terá oficinas para estudantes da rede pública sobre uso de plantas medicinais e aromáticas, cultivo de horta doméstica e aproveitamento de resíduos orgânicos, entre outras. Logo no primeiro dia, para animar a garotada a Boneca Vida, confeccionada com vários materiais reciclados, fará a recepção distribuindo cartilhas sobre como dar aproveitamento a garrafas PET. O personagem atua voluntariamente nos projetos ambientais da Prefeitura de São João de Meriti.

Durante o evento, o prefeito Ivan Carmo vai lançar a semente de um projeto para integrar os campi às modificações pelas quais passarão a Cidade Universitária e o Rio de Janeiro nos próximos anos. As propostas envolvem a organização do espaço urbano. Segundo o prefeito, o plano engloba segurança, meio ambiente e saúde em conformidade com a capacidade financeira e administrativa da Prefeitura Universitária.

Os participantes da 2ª Semana da Árvore poderão ainda assistir palestras sobre a importância na recuperação dos manguezais e da reserva biológica de Mata Atlântica em áreas urbanas. Estarão em exibição no Horto painéis com o trabalho do biólogo Mário Moscatelli para a revitalização do mangue entre o campus e o continente e ainda imagens com a fauna que vive na Cidade Universitária, feitas pelo engenheiro Alfredo Heleno e por Roberto Vianna, da Associação dos Pescadores da Ilha do Fundão (Apalif). No dia 21 de setembro está programada uma visita guiada ao Parque da Ilha do Catalão para o plantio de novas espécies no local.

O Dia da Árvore é celebrado no Brasil em duas datas: 24 de fevereiro e 21 de setembro. A primeira foi instituída, em 1965, pelo presidente Castelo Branco e é adotada nas regiões Norte e Nordeste do país, pois coincide com o início das chuvas. A segunda está relacionada à proximidade da primavera nas regiões Sul e Sudeste. O primeiro governo a oficializar o Dia da Árvore foi o de Nebraska, nos Estados Unidos. A comemoração passou a ser feita no dia 22 de abril. Ela coincidia com o aniversário de J. Morton, que incentivou os moradores do Estado a plantar árvores para mudar a paisagem da região. O Brasil foi o primeiro país a contrariar o padrão internacional, preferindo homenagear a árvore durante o período de chuvas na região norte e a entrada da nova estação em todo o país.