Categorias
Notícias

Quatro empresas de energia aprovadas na Incubadora da COPPE/UFRJ

Quatro empresas de energia aprovadas na Incubadora da COPPE/UFRJ

Bruno Amorim

 

A Incubadora da Coppe/UFRJ aprovou quatro empresas em seu edital de seleção. Todas elas são compostas por pesquisadores da COPPE e atuam no setor de energia, três são focadas em petróleo e gás e uma, em energia renováveis: Vydia (monitoramento de corrosão), Scan (monitoramento de estruturas), Petrec (imagem sísmica).

A Vidya vem para preencher a lacuna de serviços de monitoramento em corrosão no mercado nacional. Com foco inicial em refinarias de petróleo, a empresa utiliza inovações desenvolvidas no Laboratório de Corrosão da COPPE (Labcorr). Enquanto duas tecnologias são finalizadas, serviços especializados em monitoramento de corrosão serão oferecidos.

Também voltada para o setor de óleo e gás, a Scan oferece monitoramento contínuo de grandes estruturas através da medição das suas vibrações naturais. A partir de tecnologias para o monitoramento em terra (onshore), a empresa desenvolve soluções para plataformas de petróleo e outras estruturas marítimas (offshore). Com isso, é possível evitar acidentes, analisar o envelhecimento e maximizar a vida útil de instalações desgastadas.

A Petrec oferece novas soluções de imagens sísmicas, desenvolvidas no Laboratório de Métodos Computacionais da COPPE (LAMCE). Apesar de já existiram serviços de sísmica no mercado nacional, não solução para imagens dos reservatórios do pré-sal. A agilidade de uma pequena empresa como a PETREC permite a rápida implementação de novas tecnologias e algoritmos matemáticos.

A EDB Renováveis oferece soluções para a geração de energia solar (fotovoltaica). Além de desenvolver projetos de minigeração urbana, criando valor para negócios já existentes, a empresa oferece projetos de grandes usinas de energia solar, inclusive prospectando regiões com alto potencial de geração. O foco inicial para as usinas é a região Nordeste.

Vocação confirmada

Para Lucimar Dantas, gerente de operações da Incubadora, o processo deste ano foi bastante competitivo. “O resultado final mostra o amadurecimento do ambiente empreendedor na UFRJ, com tecnologias desenvolvidas aqui sendo colocadas no mercado,” avalia a gerente.

Antes de serem selecionadas, as quatro novas empresas passaram por um rigoroso processo seletivo e deixaram muitas concorrentes para trás. Das 19 propostas apresentadas, dez foram pré-aprovados e encaminhadas para o Curso de Iniciação Empresarial. Os oito planos de negócio elaborados durante este curso são dos setores de energia, meio ambiente e TIC; comprovando a vocação da Incubadora.

Incubadora é eleita a melhor do país

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ foi eleita ontem a melhor do país na 16ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Sebrae. Além disso, a Ambidados, empresa que se graduou pela Incubadora da Coppe, ganhou o prêmio de melhor empresa. A cerimônia de premiação marcou o encerramento do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado nesta semana em Foz do Iguaçu (PR).

A Incubadora da Coppe/UFRJ foi vencedora na categoria “Melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias”. “Esse prêmio tem um sabor especial porque foi criado quando eu era o presidente da Anprotec”, disse Maurício Guedes, diretor da Incubadora desde a sua criação em 1994. Para ele, o diferencial da sua instituição é o ambiente especial no qual ela está inserida, próximo a vários e importantes laboratórios e centros de pesquisa da universidade e da Petrobras, como o Cenpes.

A Ambidados atua na prestação de serviços de consultoria na área de instrumentação oceanográfica e análise de dados oceânicos, e tem como principal cliente a Petrobras. “Acabamos de nos graduar na Incubadora e nos transferimos para o Parque Tecnológico da UFRJ. Esse prêmio marca nossa trajetória de sucesso e para isso foi fundamental o ambiente da Incubadora, no qual fomos nos desenvolvendo”, comemorou Wilsa Atella, diretora da empresa.

Melhores empresas

O reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Incubadora da COPPE junto às suas empresas também pode ser atestado na recente premiação da 5ª edição do ranking “Melhores empresas para trabalhar no Estado do Rio”, realizado pelo Great Place to Work (GPTW) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Duas empresas criadas na instituição, Elo Group e Visagio, estão entre as dez melhores.

A Elo Group – empresa de consultoria para gestão de riscos por processos – conquistou a sexta posição, enquanto a Visagio – empresa de consultoria e desenvolvimento em engenharia de gestão – ficou com a oitava. Em comum, as duas empresas investem em qualidade de vida e no crescimento profissional através de capacitações em parceria com importantes instituições de ensino. No ano passado, foi a Visagio quem ficou com o prêmio da Anprotec de melhor empresa graduada.