Direito à informação, Transparência e Participação em debate
Sidney Coutinho
Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Ouvidoria-Geral da UFRJ realiza no dia 10 de dezembro o Seminário Direito à informação, Transparência e Participação. O objetivo é trazer para o debate o papel das ouvidorias públicas na sociedade e o acesso à informação por todos. O evento, que tem o apoio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), será no Auditório Professor Manoel Maurício de Almeida Albuquerque, no campus da UFRJ na Praia Vermelha.
O reitor da universidade Carlos Levi, o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Marcelo Macedo Corrêa e Castro, a diretora do Nepp-DH, Mariléa Venâncio Porfírio, pró-reitora de Gestão e Governança da UFRJ, Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, e ouvidora-geral da UFRJ, Cristina Ayoub Riche, estarão na abertura do evento que acontece entre 9h e 18h. O seminário é gratuito e tem vagas limitadas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário, disponível no site do Nepp-DH, e enviar para o endereço comunicados@ouvidoria.ufj.br.
A mesa-redonda que debaterá o papel das ouvidorias públicas e acesso à informação contará com Mariana Rodrigues Silva Melo, ouvidora da Advocacia-Geral da União (AGU); Irani Cardoso da Silva, ouvidora do Ministério da Comunicação; Rejane Maria de Oliveira, ouvidora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Carlos Augusto Moreira Araújo, ouvidor-geral do Ministério da Fazenda.