Estudante desenvolve aplicativo para atletas e relaciona velocidade média alcançada ao ritmo de músicas
Aluno do CAP vence Prêmio Jovem Cientista
Entre os vencedores do 26º Prêmio Jovem Cientista, no ano em que o tema escolhido foi “Inovação tecnológica nos Esportes”, está um aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. João Pedro Wieland, ganhador da categoria Nível Médio, desenvolveu um aplicativo para atletas capaz de selecionar as músicas arquivadas em um celular e reproduzi-las durante uma corrida, relacionando a velocidade média alcançada pelos corredores ao ritmo da melodia.
O estudante percebeu o quanto os aparelhos de som MP3 tornaram-se companheiros de atletas que gostam de intensificar os treinos com a prática da corrida. A partir daí, ele criou um aplicativo capaz de selecionar as músicas salvas em um smartphone de acordo com as necessidades físicas de atletas profissionais e amadores no momento da prática. O estudante sabia que as batidas de uma música podem diminuir ou aumentar o ritmo das passadas, determinando o grau de desempenho do corredor, conforme pesquisas de diversas áreas já provaram.
João Pedro escolheu quatro voluntários: dois deles foram considerados sedentários e dois ativos, por praticarem exercícios pelo menos duas vezes durante a semana. Todos eles correram, em quatro dias diferentes, um percurso de 100 metros. Logo no primeiro dia, todos correram sem nenhuma música. No dia seguinte e sem explicar a intenção da pesquisa, ele deixou que ouvissem uma música com 105 batidas por minuto (BPMs). No terceiro, o ritmo aumentou para 118 BPMs e, no quarto dia, para 150 BPMs. Com esse teste simples, o pesquisador comprovou uma relação diretamente proporcional entre a velocidade média alcançada pelos corredores e a quantidade de batidas da música que eles ouvem.
Os vencedores do 26º Jovem Cientista tiveram os nomes divulgados na terça-feira (27) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A premiação foi distribuída nas categorias Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Graduado, Mérito Institucional e Menção Honrosa. Na edição deste ano, houve mais de 2 mil inscritos em todo o país. Os vencedores receberão os prêmios das mãos da presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto, em dezembro. A lista completa com os ganhadores pode ser acessada no portal do prêmio: http://www.jovemcientista.org.br/.