Espaço abrigará várias atividades esportivas, como o Rugby aos sábados, visando a preparação para Olimpíadas.
Prefeitura vai reabrir Campo de Futebol
Sidney Coutinho
Após quatro meses de reformas, o Campo de Futebol da Prefeitura Universitária será reaberto nesta sexta-feira (3/5) com uma partida entre todos os funcionários que participaram de forma direta e indireta na recuperação do espaço. Além de recuperar todo o gramado e realizar a poda da vegetação e o plantio de mudas ornamentais no entorno, os trabalhadores reformaram a sede, os vestiários e a área de convivência.
Em parceria com a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), a Prefeitura Universitária quer que o espaço seja ocupado para a realização de várias atividades esportivas com a proximidade das Olimpíadas do Rio. Uma das propostas já bem encaminhadas é com a Federação Fluminense de Rugby (FFR), que utilizará o local aos sábados para o treinamento das equipes do esporte. A universidade já conta com um time, que está entre as mais fortes do estado. Em maio, estão previstas as semi-finais e finais do campeonato da FFR na Cidade Universitária.
Com os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o rugby e o golfe serão incluídos no programa oficial das competições. O rugby esteve presente em quatro edições anteriores: 1900, 1908, 1920 e 1924, mas em todas elas houve disputas na modalidade tradicional de 15 jogadores. Apesar de o rugby retornar aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, não haverá exatamente uma continuidade com relação às participações passadas, uma vez que essa volta do esporte às Olimpíadas se dará com a modalidade de sete jogadores.
Desde o início da formação da Cidade Universitária, quando os primeiros prédios começaram a ser erguidos, o Campo de Futebol fazia parte da rotina do campus. As partidas entre os operários eram uma forma de promover a integração e acabar com as brigas devido aos regionalismos e divergências culturais. Mais uma vez, o espaço será aberto para promover a união em prol do esporte.