Categorias
Notícias

Caminhos do Ambiente

Catalão CaminhosPrefeitura Universitária desenvolve projeto para que estudantes possam conhecer Catalão.

 

 

 

 

 

 

Caminhos do Ambiente

 

Caminhos do Ambiente no Catalão é o nome do projeto que a Prefeitura Universitária (PU) desenvolve para que os estudantes de todos os cursos, instituições e comunidades da Cidade Universitária possam visitar e conhecer o Parque da Mata Atlântica da UFRJ, mais conhecido como Catalão.

O parque é formado por uma vegetação de Mata Atlântica que foi recuperada com o plantio de 40.000 mudas de 120 espécies diferentes de árvores. Já previsto no plano inicial da construção do campus foi preservado mantendo o relevo e vegetação natural. Era nele que existia um dos três hortos conduzidos com o objetivo de arborização das demais áreas do campus e em seu bosque foram introduzidas diversas novas espécies. O parque tem uma área de 17 hectares situada na extremidade norte da Ilha da Cidade Universitária.

Com o tempo, o Catalão acabou virando um laboratório ao ar livre para o ensino de botânica, ecologia, zoologia e engenharia do meio ambiente permitindo aos alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores desenvolver estudos. No Catalão já foram registradas 95 espécies diferentes de aves, atraídas pelas árvores frutíferas, preás, gambás e outros pequenos animais.

Em abril, a turma de calouros da engenharia ambiental da UFRJ realizou uma visita ao parque. Com eles estavam estudantes do Grêmio de Engenharia Ambiental da UFRJ (GAEA), a engenheira agrônoma Angela Iaffe, o engenheiro civil Alfredo Heleno e o ambientalista Roberto Vianna, da Associação de Pescadores Livres da Ilha do Fundão. Os alunos puderam ter contato com diversos aspectos do local e puderam presenciar o grave problema de poluição existente na reserva, com grande concentração de lixo flutuante e deposição de resíduos provenientes da Baía de Guanabara.

A visita foi o pontapé inicial para o projeto Caminhos do Ambiente no Catalão. Este tem como objetivo propiciar para todos os cursos, instituições e comunidades da Ilha do Fundão visitas à Reserva do Catalão, buscando focar estas em um interesse dos visitantes. Para mais informações entre em contato com a Coordenação de Operações Urbanas e do Ambiente, escrevendo para os e-mails: angelaufrj@gmail.com e coord.operacoes.pu.ufrj@gmail.com ou no telefone: 2598 9323.