Prefeitura inicia operações de retomada dos estacionamentos na Cidade Universitária.
Retomada dos Estacionamentos
A Prefeitura Universitária (PU) iniciou no dia 9 de setembro operações de retomada de todas as áreas utilizadas como estacionamento particular na Cidade Universitária. A medida é em cumprimento à determinação do Ministério Público Federal que entende que os terrenos pertencem à União e jamais deveriam ser explorados comercialmente. Várias reivindicações da comunidade universitária, principalmente de estudantes, provocaram a manifestação. De acordo com o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, todos estavam cientes há vários meses de que a área voltaria a ser controlada pela universidade.
Segundo o prefeito, as ações de retomada ocorrerão até o fim do ano, devolvendo para a universidade estacionamentos no entorno das unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN). “Compreendemos que muitos dos usuários dos estacionamentos acabaram mantendo uma relação de confiança e cordialidade com os ocupantes dos espaços, mas é a lei e o espaço é da União”.
Após a retomada, a tarefa dos gestores das unidades é se organizar para evitar superlotação nos estacionamentos a partir do momento em que eles passam a ser gratuitos ou de providenciar alguém para controlar o acesso. “Sugerimos às unidades que reservem algumas das vagas para pessoas que tenham prioridade de uso e montem listas específicas para permitir o acesso. É fato que os estacionamentos não comportarão todos os veículos que chegam à universidade, que para funcionar deverá dar preferência aos servidores, professores e alunos, reservando os bolsões controlados pela PU para os visitantes. O momento é de agir para cumprir a lei e democratizar o acesso com coerência”, disse.
Em abril os estacionamentos no entorno do CCS receberam cercas para delimitar o espaço e melhorar a segurança dos usuários. A meta é de que todas as entradas tenham cancelas com sensores de aproximação e registro fotográfico dos carros. Em outros estacionamentos também serão instaladas telas, gradis ou cercas vivas para delimitação das áreas. “É o mesmo sistema que já está implantado na área em volta da reitoria. As unidades e não a Prefeitura Universitária é que terão competência para administrar e controlar o acesso. Nossa responsabilidade é criar bolsões de estacionamento, providenciar a conexão entre os edifícios por meio do sistema de transporte interno e destacar segurança específica para o perímetro dos prédios, como os vigilantes de bicicleta que atuam desde o início do mês”, concluiu Ivan Carmo.