O império das imagens: a vigilância nossa de cada dia
Ciência em Foco, apresenta o filme Imagens da prisão nesta sexta-feira (5/10), de Harun Farocki (Alemanha, 2000), seguido da palestra “Técnicas e estéticas da vigilância: corpo, imagem e máquina”, com Fernanda Bruno, doutora em Comunicação e Cultura, professora do PPGCOM/UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ.
A expansão e o aprimoramento da tecnologia de visualização e monitoramento de espaços públicos, comunidades e populações amplificam os mecanismos de vigilância social, a tal ponto que a possibilidade de estar sendo visto gera uma zona de incerteza quanto ao sentido deste olhar. Como observa Fernanda, trata-se de um “sentido que transita entre o controle e a liberdade, a segurança e a ameaça, o policial e o libidinal, a suspeita e o cuidado, a inspeção e o entretenimento”.
Harun Farocki, cineasta tcheco radicado na Alemanha, trabalha neste documentário com imagens de câmeras de vigilância de prisões, extraindo, a partir de uma edição e montagem perspicazes, uma leitura crítica sobre as práticas disciplinares destes estabelecimentos de detenção.
Fernanda, pesquisadora que contribui para tornar conhecida a obra deste artista no Brasil, destaca que “o cinema de Harun Farocki explora de modo contundente as relações entre técnicas e estéticas da vigilância, desde os aparatos industriais-disciplinares até os mais recentes dispositivos de controle e consumo. Em cada um desses contextos, corpo, imagem e máquina se articulam de modos particulares”.
Harun nasceu em 1944 na República Tcheca. Desde 1966 realizou mais de 100 produções para televisão e cinema. A partir de 1996, realizou várias exposições coletivas e individuais em museus e galerias. Desde 2006, é professor catedrático da Academia das Artes Visuais em Viena, Áustria.
Com o objetivo de estimular a produção e circulação de novas ideias, o cineclube Ciência em Foco exibe, no primeiro sábado de cada mês, um filme seguido de debate, sempre às 16h.
Serviço:
Cineclube Ciência em Foco – http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com
Filme: Imagens da prisão de Harun Farocki (Gefängnisbilder, Alemanha, 2000).
Duração: 60 min.
Faixa etária: 16 anos.
05/10/2013 – 16h
Palestra: “Técnicas e estéticas da vigilância: corpo, imagem e máquina”, com Fernanda Bruno, doutora em Comunicação e Cultura, professora do PPGCOM/UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ. Coordenadora do MediaLab/UFRJ.
Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ. R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.