Categorias
Notícias

Prefeitura Universitária é pioneira em criação da CISSP

CISSP POSSE2

A primeira Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) das universidades federais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Universitária é pioneira em criação da CISSP

Os integrantes da primeira Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) das universidades federais brasileiras tomaram posse nesta quinta-feira (11/12) na UFRJ. São 24 representantes da Prefeitura Universitária (PU) que, nos próximos dois anos, irão levantar as situações que colocam em risco a saúde dos trabalhadores e apontá-las para os gestores tomarem providências.

De acordo com o Prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, que empossou os eleitos, o grande desafio que haverá pela frente é na mudança de cultura de profissionais que estão habituados em realizar atividades sem se preocupar com a segurança e precisarão rever os procedimentos. “Os integrantes da comissão sabem que contarão com o meu apoio em todas as iniciativas para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. O que eles precisarão vencer será a resistência de pessoas que trabalham de uma forma há muito tempo. Eles precisarão educar as pessoas e enfatizar que as mudanças vão ser para o benefício da saúde delas”, afirmou.

A psicóloga Alzira das Neves Trindade, que faz parte da coordenação da CISPP, enfatizou que a equipe terá a responsabilidade de ser modelo para toda a universidade e motivadora para replicar a experiência em outros setores. “A medida que mais trabalhadores formem comissões, teremos um ambiente melhor de trabalho em nossa universidade. Temos o papel de fiscalizadores e não podemos mais deixar que recursos destinados à melhoria das condições retornem para o governo federal por não haver iniciativas onde eles podem ser aplicados”, disse.

A Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), representada pela chefe de gabinete Maristela Nogueira, e a Comissão de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) da UFRJ se tornaram referência do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) no Rio de Janeiro há três anos. De acordo com o médico da CPST Ady José Lucas Veltroni, a universidade dará todo o apoio para realizar cursos de formação e aperfeiçoamento dos integrantes da CISSP.

A professora MariLurde Donato, outra integrante da CISSP, destacou que agora há oficialmente um instrumento institucional para se discutir as relações de trabalho. “É uma nova etapa que se inicia e que deverá ter a quebra de muitos paradigmas para a implantação. Será, porém, a forma de canalizar todas as reclamações em vez de propagá-las com a ‘rádio-corredor’ comum nos ambientes de trabalho”. Para o engenheiro Carlos Eduardo Pereira, outro membro da comissão, é preciso comprometimento de todos os integrantes para vencer o desafio inovador da Prefeitura Universitária. “O trabalhador sabe no dia a dia os riscos que passa. Mas ele deve pensar também em cuidar do semelhante, o próximo, o que é algo nobre”, disse.

Os representantes da comissão eleitoral da CISSP, Celso José Almeida e José Oliveira, lembraram que apenas no dia 19 de dezembro será publicado no Boletim da UFRJ a lista completa com os integrantes da comissão, que terão mandato até final de 2015. Estiveram ainda na cerimônia a representante do Sintufrj Maria Glória Pagano, o chefe do RH da PU, Moacir Juliano, e os membros da CISSP eleita: Daylton Kuntz do Nascimento, Boaventura Sousa Pinto, Luiz Antônio dos Santos, Angela Iaffe, Ivan Coelho Neres e Sandro de Souza Santana.