UFRJ participa da 12ª Semana de Museus

Museus BannerMais de dez museus abertos para quem quiser conhecer o acervo da universidade.

UFRJ participa da 12ª Semana de Museus

A UFRJ abre as portas, no período de 12 a 18 de Maio, para participar da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Quem quiser conhecer o acervo espalhado pela universidade, basta agendar a visita a um dos mais de dez museus que a ela pertence, como o Museu Nacional, da Quinta da Boa Vista. A UFRJ inclusive vai dispor de ônibus para os estudantes dos bairros vizinhos possam realizar a visita.

A Semana Nacional dos Museus busca mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno da visitação a museus de todo o país, valorizando e destacando a importância dessas instituições como espaços de diálogo, encontros e memória. O tema desse ano Museus: coleções criam conexões, pretende ressaltar a importância do acervo de cada espaço. A ideia da iniciativa é promover uma integração entre museus e dos museus com seu entorno criando e aprimorando, assim, novas conexões.

Anote os endereços para agendamento:

• Circuito Cidade Universitária – de 13 a 16 de maio – 9h às 15h | Contato: patrícia@geologia.ufrj.br , Tel.: 3938-9461

Espaço COPPE Miguel de Simoni
Conjunto de salas que abrigam experimentos, equipamentos, maquetes e outros elementos destinados a apresentar pesquisas desenvolvidas por integrantes da COPPE e seus colaboradores, tecnologia clássicas e atuais e também aspectos científicos básicos através de experimentos e experiências.
Av. Horácio Macedo 2030, Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco I, sala I-238 – Cidade Universitária.

Espaço Memorial Carlos Chagas Filho
Espaço não formal de educação que preserva a memória do IBCCF e seu fundador Carlos Chagas Filho. Apresenta os cientistas brasileiros que marcaram uma época e ajudaram nos avanços da ciência. A visita ao EMCCF se divide em dois momentos: visita ao espaço onde era o antigo escritório de Chagas Filho e aos laboratórios do Instituto que realizam atividades relacionadas a faixa etária de cada grupo visitante.
Av. Carlos Chagas Filho 373, Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Bloco G – Cidade Universitária.

Laboratório Didático de Física – Ladif
O Laboratório Didático do Instituto de Física foi criado em 1988, com o intuito de criar um acervo de vídeos e experimentos para auxiliar o ensino de física. O laboratório está à disposição de alunos e professores que desejarem conhecer o acervo de experiências e vídeos.
Av. Horácio Macedo 2030, Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 418 – Cidade Universitária.

Museu da Geodiversidade
Circuito expositivo com cerca de 600 m2 com exposição de longa duração. Abriga coleções para divulgação do conhecimento acadêmico das Geociências e desenvolve atividades educativas voltadas para o ensino das Ciências da Terra na Educação Básica e na sociedade em geral, sensibilizando os participantes a compreender os eventos geológicos, sua magnitude e implicações para as atividades humanas.
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Centro de Ciências da Matemática e da Natureza CCMN – Cidade Universitária.

Museu Dom João VI
O museu conserva, preserva, divulga e expõe os bens que constituem o acervo do patrimônio da Escola de Belas Artes da UFRJ, compreendendo acervo histórico e acervo artístico. Pinturas e desenhos fazem parte da coleção.
Av. Pedro Calmon 555 – Prédio da Reitoria – Cidade Universitária.

• Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – dias 13, 14, 15 e 16 de maio – 11h as 20h30 | Contato: escolas@casaciencia.ufrj.br, Tel.: 2542-7494

Centro Cultural de Ciência e Tecnologia que apresenta exposições temporárias de caráter interativo. Em cartaz a exposição Cadê a Química? traz cenários, objetos e experiências que permitem reconhecer um pouco da química presente em nossas casas.
Rua Lauro Müller 3 – Praia Vermelha – Botafogo.

• Museu Nacional – dias 14, 15 e 16 de maio – 8h as 16h | Contato: sae@mn.ufrj.br , Tel.: 3938-6900.

Maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Abriga coleções de arqueologia, etnologia e paleontologia, dentre outras. O museu preparou uma programação especial para a semana que pode ser conferida no site da instituição.
Quinta da Boa Vista – São Cristóvão.

• Coleção de Instrumentos Científicos do Observatório do Valongo – dias 15 e 16 – 10h as 12h30 | Contato: rvnader@astro.ufrj.br , Tel.: 2263-0006.

Exposição permanente de instrumentos científicos usados no ensino de astronomia. As atividades são compostas por visitas guiadas que descrevem os instrumentos, desde a sua fabricação até o uso em astronomia.
Ladeira Pedro Antonio 43 – Observatório do Valongo – Bairro da Saúde.