Cidade Universitária será o bolsão de estacionamento da Copa 2014

comunicados 4
A maioria dos ônibus ficará estacionada na Avenida Carlos Chagas Filho.

Cidade Universitária será o bolsão de estacionamento da Copa 2014

A prefeitura carioca montou um esquema especial para a circulação, parada e estacionamento de veículos fretados com pessoas que pretendem chegar ao Rio de Janeiro para assistirem aos jogos no Maracanã e vai contar com o apoio da UFRJ. A Cidade Universitária servirá como estacionamento nos dias 15, 18, 22, 25 e 28 de junho e 4 e 13 de julho, quando acontecerão jogos no Maracanã para os veículos fretados que vierem de fora do município. As regras foram estabelecidas pelo Decreto 38.756, publicado no Diário Oficial do Município do dia 29 de maio.

O objetivo da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio e da Rio Eventos Especiais, ao organizar um esquema especial de circulação, parada e estacionamento para veículos coletivos fretados é assegurar a fluidez no trânsito e a mobilidade nas vias do município durante o período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Serão considerados como veículo de fretamento ônibus, micro-ônibus, vans e veículos mistos com capacidade superior a nove pessoas, sendo conduzido por pessoa física ou jurídica como atividade remunerada. Os passageiros dos veículos fretados de fora do Rio receberão orientações sobre circulação na cidade, uma vez que os ônibus deverão ficar estacionados por todo o tempo que ficarem na cidade. Aos passageiros será recomendado que utilizem o serviço de ônibus Ilha do Fundão-Del Castilho. A partir da estação de metrô Del Castilho será possível acessar os transportes públicos municipais e chegar aos destinos desejados, como as estações do Maracanã, de São Cristóvão ou São Francisco Xavier.

O esquema especial de mobilidade contará com o apoio do Detro, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal e também das concessionárias das rodovias de acesso à cidade. Para informar motoristas e passageiros que vierem de fora do município, também serão distribuídos folhetos explicativos e afixadas faixas de orientação nas vias de acesso à cidade.

Em todo o município, a operação contará com 105 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados seis veículos operacionais e 12 motocicletas para monitoramento da região. Serão utilizados 24 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis. Na Cidade Universitária, a maioria dos ônibus ficará estacionada na Avenida Carlos Chagas Filho, sendo monitorada por uma parte dos agentes da prefeitura carioca.