Categorias
Notícias

Robô para monitorar hidrelétricas

Coppe e ESBR apresentam projeto de robô para monitorar comportas de hidrelétricas

A Coppe/UFRJ e a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) apresentam nesta sexta-feira, 18 de julho, às 10 horas, o projeto do robô subaquático que será utilizado para monitorar a operação de inserção e retirada dos painéis das comportas de manutenção de usinas hidrelétricas (stoplogs). O evento, que será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ, na Cidade Universitária, contará com as presenças de diretores da instituição e da ESBR, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, em Porto Velho (RO).

O evento contará com a participação do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; do diretor de Tecnologia e Inovação, Romildo Toledo; do professor Ramon Costa, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, coordenador do projeto; do presidente da ESBR, Victor Paranhos; do diretor de Operação da empresa, Isac Teixeira; e do gerente do Projeto, Breno Bellinati.

Ao monitorar a movimentação dos stoplogs, o “Robô para Operação de Stoplogs Alagados (ROSA)” otimizará o processo, reduzindo riscos, o tempo em que as máquinas das hidrelétricas ficam paradas para manutenção e, consequentemente, o prejuízo decorrente dessa interrupção. Desenvolvido pelo Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead) da Coppe, o projeto está sendo executado desde outubro de 2013.

Na cerimônia desta sexta-feira será formalizada parceria entre a empresa e a Coppe/UFRJ, por meio da Fundação Coppetec. O projeto está sendo financiado pela ESBR, por intermédio do Programa de P&D (PD-6631-0002/2013) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).