Categorias
Notícias

A pessoa mais jovem a obter o Prêmio Nobel

Banner  MalalaA Prefeitura Universitária dedica no dia do professor uma homenagem à adolescente Malala Yousafzai que sabe a importância do profissional para a vida de todos os seres humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

A pessoa mais jovem a obter o Prêmio Nobel

 

A Prefeitura Universitária dedica no dia do professor uma homenagem à adolescente Malala Yousafzai que sabe a importância do profissional para a vida de todos os seres humanos.

 

Em 2014, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e tornou-se a pessoa mais jovem a obter a ser consagrada. A luta da ativista é pelo direito à educação de meninas e mulheres.

Malala é filha do dono de uma escola que sempre incentivou a filha a estudar. Quando tinha nove anos, viu restrito o direito à educação quando o líder talibã no Vale do Swat, no noroeste do Paquistão, exigiu que todas as escolas suspendessem por um mês as aulas para meninas. O único a ignorar a exigência foi o pai dela.

A partir daí, ela criou um blog chamado “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, para relatar o desejo de continuar estudando e as tensões enfrentadas pelas meninas em um país dominado pelo talibã. Logo, ganhou notoriedade, apesar de escrever com um pseudônimo. Os extremistas do Talibã a perseguiram até que no dia 9 de outubro de 2012, Malala foi baleada na cabeça dentro do transporte escolar. Outras duas meninas também levaram tiros.

Entre a vida e a morte, a paquistanesa recebeu tratamento na Inglaterra e sobreviveu para se dedicar a um sonho: um país onde a educação prevalecerá. Por esse motivo, a Prefeitura Universitária dedica no Dia do Professor uma homenagem à adolescente que sabe a importância do profissional para a vida de todos os seres humanos. “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução a adolescente”, conclama a ativista que dividirá o prêmio Nobel com o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, que se dedica a resgatar crianças do trabalho infantil.

Veja outras frases de Malala Yousafzai:

• “Não percebo porque é que o mundo está dividido entre Oriente e Ocidente. A educação não é oriental ou ocidental, a educação é um direito de todos os seres humanos”.
• “Um país mais forte não se mede pelo seu número de soldados, mas sim pelo seu índice de alfabetização”
• “A educação dá poder às mulheres e é por isso que os terroristas temem a educação”.
• “Percebemos a importância das canetas e livros quando vimos as armas. Os extremistas têm medo de livros e canetas”.
• “A melhor forma de lutar contra o terrorismo é muito simples: educar a próxima geração”.
• “Sonho com um país onde a educação prevalecerá”.
• “O meu objetivo não é conseguir o Nobel da Paz, o meu objetivo é conseguir a paz e a educação para todas as crianças do mundo”.