No dia 27 será ponto facultativo e hospitais terão regime de escala.
Dia do Servidor será celebrado na terça na UFRJ
Na segunda-feira, dia 27 de outubro, será ponto facultativo e não haverá expediente em toda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A informação foi transmitida pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), em conformidade com o que determina a Portaria nº 2, de janeiro de 2014. Assim, a celebração do Dia do Servidor será antecipada, acompanhando decisão do Consuni.
Datas declaradas como ponto facultativo permitem ao dirigente da entidade estabelecer ou não a suspensão do expediente, liberando da jornada de trabalho, em dia útil, servidores sob a responsabilidade dele. Como em 2014, o Dia do Servidor Público cai em uma terça-feira, poderia haver o interesse em antecipar a comemoração em um dia, respaldado em vantagens diversas, como a de um fim de semana prolongado, benéfico para a indústria de turismo nacional e por conceder um descanso maior aos servidores.
Na segunda, os Hospitais Universitários seguirão em regime de plantões estabelecidos pelas respectivas direções. As atividades administrativas e acadêmicas serão retomadas, normalmente, na terça-feira dia 28 de outubro.
Desde Getúlio Vargas, quando em 1937 foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Federal, o dia 28 de outubro é reservado para celebrar o Dia do Servidor. No mesmo ano, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil e em 1939 foi assinado o Decreto nº 1.713, instituindo os direitos e deveres dos funcionários públicos.