O Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio para celebrar as conquistas obtidas pelos trabalhadores
DIA DO TRABALHADOR
29.04.2015
O Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio em diversos países para celebrar as conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo da história. A data foi escolhida para homenagear a grande manifestação que ocorreu em Chicago (EUA), em 1886, quando milhares de trabalhadores foram às ruas lutar por melhores condições e pela redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias.
Três anos depois, em 1889, o Congresso Internacional Socialista realizado em Paris adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da redução da jornada de trabalho. A partir de 1890, trabalhadores da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Rússia, entre outros países, adotaram a data para a luta por melhores condições de trabalho.
No Brasil, em 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou o 1º de maio como o Dia do Trabalho, marcado por protestos e greves. No governo de Getúlio Vargas, a data foi escolhida para anunciar benefícios importantes aos trabalhadores e foi transformada em “Dia do Trabalhador”. Assim, o dia deixou de ser caracterizado apenas por protestos, e passou a ser comemorado com desfiles e festas populares, como é até hoje.