Categorias
Notícias

Recomeçar é premiada por ajuda à crianças do IPPMG

RECOMEÇAR É PREMIADA POR AJUDA À CRIANÇAS CARENTES DO IPPMG

A Associação Saúde Criança Recomeçar é uma das contempladas pelo prêmio “Volkswagen na Comunidade” de 2015. O concurso premiou 11 projetos sociais, estimulando as ações e projetos nos quais colaboradores atuam voluntariamente nas entidades. A Recomeçar é uma organização não-governamental (ONG) que atende crianças portadoras de doenças graves ou crônicas, normalmente desnutridas, após alta hospitalar que tenham sido internadas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ.

Dos 11 prêmios, dez equivaliam aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios foram projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no país todo; e um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Há ainda o “Prêmio de Sustentabilidade” entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

A Recomeçar fornece por seis meses, no mínimo, todo o medicamento, alimentação especial e atendimento de outras necessidades para a total recuperação das crianças convalescentes. A ONG também promove palestras semanais para os familiares das crianças, e criam a oportunidade para eles aprenderem algum trabalho manual ou de ser encaminhados para cursos profissionalizantes em outras instituições.

Além da premiação em dinheiro, a Fundação Volkswagen realiza um curso de gestão, que permite que as organizações vencedoras e as finalistas aprendam a administrar seus recursos. “A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros. Dessa forma, a Fundação Volkswagen contribui para que as organizações tenham sucesso em seus trabalhos de forma permanente”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Para Maria das Dores Alencar Lacombe, fundadora da Recomeçar, o prêmio de R$ 40 mil é significativo, no entanto, ter a obra reconhecida no Brasil entre mais de 700 projetos sociais é motivo de muito orgulho. “Tivemos ao longo dos anos, desde 1997, várias parcerias, mas é a primeira vez que a nossa atividade alcança um prêmio desse jeito”, afirmou ela.

No Rio de Janeiro, a madrinha do projeto foi Cássia Reis, funcionária da Volkswagen na área de vendas, que abraçou a disputa e se apaixonou pelo trabalho da ONG. “Nos próximos meses, a instituição deverá ser capaz com as ideias, o trabalho e o empenho das pessoas da empresa e de nossos parceiros sobreviver mesmo nos tempos difíceis, quando o número de doações diminui. A meta é conseguir que em 2016, a Recomeçar possa receber o prêmio sustentabilidade”, disse Cássia. Quem quiser conhecer o trabalho da Recomeçar pode entrar no site http://www.recomecar.org.br ou pela conta Recomeçar UFRJ do Facebook.