Cerca de 80% das re-internações do IPPMG foram evitadas graças ao trabalho desenvolvido pela ONG.
NATAL SOLIDÁRIO: RECOMEÇAR
1/12/2015
Sidney Coutinho
Há quase duas décadas, a Associação Saúde Criança Recomeçar transforma a realidade de crianças que recebem alta do Instituto de Purericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Em estudos recentes realizados junto ao arquivo dos prontuários do instituto, verificou-se que cerca de 80% das re-internações foram evitadas graças ao trabalho desenvolvido pela ONG. Para quem quer ser solidário neste fim de ano e ao mesmo tempo deseja presentear um amigo ou parente, vale a pena conhecer os produtos que contribuem para melhorar a vida e a auto-estima de famílias amparadas pelo trabalho.
São bonecas de pano, panos de prato bordados, pesos para portas, porta lixo para automóveis, bolsas para os mais variados usos com preços que variam de R$ 10 a R$ 50. “Sabemos que nossos preços têm embutido valor simbólico de quem quer ajudar fazendo o bem para as famílias que amparamos”, disse Maria das Dores Alencar Lacombe, fundadora da Recomeçar.
Ao longo dos anos, a Recomeçar já prestou assistência a mais de 300 famílias, criando oportunidade para as mães aprenderem algum trabalho manual ou de serem encaminhadas para cursos profissionalizantes em outras instituições. Os depoimentos das mães das crianças assistidas não desmente. A renda mensal das famílias, que ficava em torno de um salário mínimo, cresceu após a participação nas palestras de cidadania e nas oficinas de trabalhos manuais.
A Recomeçar fornece por seis meses, no mínimo, todo o medicamento, alimentação especial e atendimento de outras necessidades para a total recuperação das crianças convalescentes. Um trabalho que é auditado frequentemente pelos parceiros que a ajudam. A instituição tem credibilidade e recentemente recebeu o prêmio “Volkswagen na Comunidade” de 2015. No próximo dia 16 de dezembro, uma celebração de fim de ano está sendo preparada para as mais de 40 crianças, com idade que varia de zero a 11 anos, beneficiadas com o trabalho da ONG atualmente.
Segundo a coordenadora do Recomeçar, Elisângela Monteiro de Barros, o trabalho poderia ser ampliado para atender mais famílias, mas falta gente e recursos. “Temos reconhecimento das pessoas, mas estamos sempre precisando de novos sócios e voluntários para nos ajudar”, contou ela, acrescentando que basta entrar no site http://www.recomecar.org.br/contato.asp ou na página do facebook para saber como auxiliar a ONG. De qualquer forma, quem quiser apenas fazer uma doação de alimentos ou brinquedos para as crianças neste Natal, basta encaminhar até o dia 14 de dezembro, donativos para sede da Recomeçar, que fica na Praça Jorge Machado Moreira, 100 – Cidade Universitária.
Fotografias: Marcos Gusmão