Categorias
Notícias

Trânsito caótico na Cidade Universitária

transito caosDesrespeito às normas de trânsito cresceu nos últimos meses.

 

 

 

 

 

 TRÂNSITO CAÓTICO NA CIDADE UNIVERSITÁRIA

Desrespeito às normas de trânsito cresceu nos últimos meses.

10.12.2015

Sidney Coutinho

O número de infrações de trânsito na Cidade Universitária triplicou em relação ao ano passado, segundo levantamento realizado pela Seção de Trânsito da Prefeitura da UFRJ. Estacionamento irregular e dirigir na contramão são os principais responsáveis pela elevação dos números, que passaram de 12.782 para 37.638, antes mesmo do encerramento de 2015. Para orientar os motoristas, uma nova campanha educativa deverá ser lançada no início do ano.

Para o chefe da Seção de Trânsito, Sidney Paiva, as pessoas se comportam como se a Ilha do Fundão não fizesse parte do território brasileiro e ignoram completamente as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).”Mais de uma vez eu já fui interpelado por frequentadores do campus, que acreditam sem fundamentação alguma que a UFRJ é uma área exclusiva, onde as leis de trânsito não se aplicam”, desabafou ele.

Com a saída no dia 23 de outubro da empresa Via Cone, que mantinha nos campi da Praia Vermelha e da Cidade Universitária operadores de trânsito para orientar os motoristas, as ocorrências deram um salto. Em novembro de 2014, ocorreram 393 casos de estacionamento irregular, mas no mesmo período deste ano o número pulou para 548. “A falta de um profissional para coibir e orientar aos condutores parece levar as pessoas a achar que ficarão impunes”, ressaltou Paiva.

De acordo com Sidney Paiva, o monitoramento da Cidade Universitária por câmeras impede que o campus se transforme uma terra sem lei. “A cada nova câmera instalada para vigiar determinada área e aumentar a segurança das pessoas, descobrimos irregularidades”, disse ele, que tem respaldo legal para fiscalizar e reprimir as infrações de trânsito concedido pela Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (SMTR) após o devido credenciamento do servidor como agente capaz para lavrar os autos de infração e remoções de veículos por violação das normas de circulação, parada e estacionamento, entre outras irregularidades no trânsito.

Apesar dos escassos recursos para atuar em uma área de 5.338.337,82 m², não há um dia sem que Prefeitura da UFRJ busque coibir as irregularidades. Mais de 40 mil veículos por dia passam pelo campus, o que corresponde, por exemplo, ao fluxo Estrada Grajaú-Jacarepaguá. “A Cidade Universitária é uma ilha com vagas para estacionamento finitas. Em algum momento do dia elas ficam indisponíveis no entorno do destino das pessoas. Em vez de desobedecer às regras, colocar o carro em um ponto um pouco mais distante e usar o ônibus interno é a opção. Aliás, é o melhor para todos quando há consciência para se fazer o que é certo”, finalizou Sidney Paiva.