Categorias
Notícias

Busca por focos do Aedes na Praia Vermelha

banner aedes-02

 

Apesar de encontrar poucos focos, equipe de vistoria fez recomendações.

 

 

 

 

 

 

BUSCA POR FOCOS DO AEDES NA PRAIA VERMELHA

27/01/2016

Uma equipe da Divisão Operacional de Febre Amarela e Dengue da Prefeitura do Rio de Janeiro realizou no dia 25 de janeiro uma vistoria no campus da Praia Vermelha em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de várias doenças. Coletas de amostras, eliminação de focos e tratamento com larvicida foram realizados ao longo de todo o dia. A boa notícia é que pouquíssimos focos, menos de 10%, entre os mais de 100 pontos vistoriados foram encontrados.

O local mais crítico foi o Instituto de Psiquiatria (IPUB), onde seis focos foram encontrados nos 25 bueiros pesquisados. Todavia nos ralos e canaletas não foi encontrado nenhum sinal do mosquito. As 33 bromélias que ficam em frente ao prédio da Subprefeitura da Praia Vermelha, os chafarizes dos institutos de Economia e Neurologia, que sempre são motivos de preocupação, bem como as piscinas ao lado do prédio da Escola de Comunicação também se encontravam sem focos do Aedes.

A equipe de vistoria refez recomendações para evitar a formação de locais possíveis de se tornar criadouros do vetor por todo o campus. Entre elas a de manter vasos sanitários cobertos, colocar areia em pratos de vasos de plantas e tratar a piscina do Centro de Atenção Psicossocial do IPUB com cloro.