Categorias
Notícias

Coppe promove debate sobre combate ao Aedes Aegypti e ameaças do

COPPE PROMOVE DEBATE SOBRE COMBATE AO AEDES AEGYPTI E AMEAÇAS DO VÍRUS ZIKA

A Coppe/UFRJ promove na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, às 15 horas, o seminário sobre “Combate ao Aedes Aegypti e ameaças do vírus Zika”, que reunirá pesquisadores nas áreas de saúde e engenharia que atuam no tema. Os especialistas discutirão medidas adotadas para o enfrentamento da crise na área da saúde, com o advento do vírus zika. O seminário será realizado no auditório da Coppe, que fica no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária.

O evento contará com a presença dos professores Roberto Medronho, diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Pedro Lagerblad, do Instituto de Bioquímica Médica, Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química da Coppe; Adilson Xavier,do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe; e Delson Braz, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe. O debate será mediado pelo diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa.

Centenas de cientistas de instituições de pesquisa brasileiras estão mobilizados para combater o problema e seus desdobramentos. A Coppe é uma delas: integra o Núcleo Zika Vírus, constituído em dezembro de 2015, que reúne pesquisadores de diversas unidades da UFRJ e de outras instituições na busca de formas eficazes de combater o vírus. A equipe do Laboratório de Estudos de Cultivos Celulares da Coppe (LECC) da Coppe, coordenado pela professora Leda Castilho, também está trabalhando, em parceria com o Instituto Vital Brazil para desenvolver vacinas contra o vírus e soros hiperimunes para reduzir o risco de contaminação de fetos em mulheres já infectadas.

 

LOCAL: Auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, Cidade Universitária – Ilha do Fundão.