CARONAÊ SE TORNA OPÇÃO SEGURA DE TRANSPORTE
23.05.2016
O sistema de caronas exclusivo da UFRJ, que foi criado pelos próprios alunos, completou um mês no último dia 11 de maio com números surpreendentes. Já são mais de 8 mil usuários registrados no Caronaê, como foi batizado o aplicativo lançado para facilitar o acesso dos alunos à Cidade Universitária, reunindo motoristas e “caroneiros” por meio de um serviço digital simples acessível pelos celulares.
Perto de duas mil viagens foram realizadas. O Caronaê começa e se mostrar como alternativa de locomoção mais segura que os meios de transporte coletivo as voltas com muitas reclamações de violência. “Como somente pessoas com vínculo ativo à UFRJ podem utilizar o aplicativo, há uma maior garantia de que não ocorrerão atos de violência, ou caso ocorram nós temos o registro das informações das caronas, o que pode auxiliar na resolução de problemas”, explicou Michel Balassiano, um dos criadores do projeto, que venceu o concurso Soluções Sustentáveis 2014 organizado pelo Fundo Verde UFRJ.
A Prefeitura da UFRJ apoiou a criação do Caronaê e ajudou a instalar placas em dez pontos de carona espalhados pelo campus, posicionados em locais de visibilidade, próximos aos acessos dos estacionamentos. Depois de receber a liberação do acesso pelo aplicativo, o usuário checa as caronas disponíveis e decide a viagem ideal conforme o destino. Grande parte da região metropolitana é abrangida, pois seis áreas foram organizadas por zonas: Norte, Sul, Oeste, Centro, Grande Niterói e Baixada.
A equipe multidisciplinar que criou o aplicativo e é composta por alunos de Arquitetura, Comunicação, e das Engenharias Ambiental, Civil, de Materiais e de Computação e Informação, explicou que há planos de expandir o serviço para outros campi da UFRJ e unidades que possam receber esse sistema. Enquanto isso não acontece, um estudo está em andamento para verificar quais os locais com maior número de usuários, visando melhorar a integração de usuários e motoristas.