A Ponte do Saber será fechada e haverá faixas para o tráfego das delegações no Fundão.
CIDADE UNIVERSITÁRIA NO TRAJETO DAS EQUIPES OLÍMPICAS
22.06.2016
Sidney Coutinho
Durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Cidade Universitária será um dos corredores que facilitam o tráfego ligeiro de equipes esportivas e autoridades olímpicas. Um trecho que vai da Estação do BRT Aroldo Melodia até a Linha Amarela receberá uma pintura verde no asfalto e se integrará aos demais 260 quilômetros demarcados em todo o município. A Ponte do Saber também será fechada para evitar o fluxo de veículos de quem foge da Linha Vermelha, mas a data da interdição ainda não está definida.
A implementação das faixas já começou em alguns outros bairros cariocas e não deve tardar para acontecer na Cidade Universitária, até porque as restrições de circulação nas vias exclusivas passarão a valer a partir de 31 de julho. As faixas olímpicas serão para o deslocamento da chamada família olímpica, composta de 18 mil atletas dos jogos olímpicos e 6 mil dos jogos paralímpicos, além de 5 mil árbitros, profissionais de imprensa, veículos individuais de convidados e veículos de parceiros comerciais.
As vias exclusivas serão divididas em três categorias: faixa dedicada (164 quilômetros só para veículos autorizados), faixas prioritárias (60 quilômetros para a família olímpica, ônibus e táxis) e faixa compartilhada (36 quilômetros para veículos credenciados compartilharem com o tráfego em geral). A multa para quem trafegar irregularmente nas faixas exclusivas será de R$ 1,5 mil. A Ponte do Saber será fechada, provavelmente, a partir do dia 18 de julho, quando começa a interdição para a circulação de caminhões na cidade, mas a CET-Rio vai avisar com antecedência e sinalizar a mudança.
Na Ilha do Fundão serão implantadas a “faixa prioritária”, onde só poderão passar os veículos da família olímpica, ônibus e táxis, e a “faixa compartilhada”, liberada ao tráfego em geral. Estará proibido o estacionamento ao longo das faixas olímpicas. Todavia, a via exclusiva não abrangerá toda a via, mas apenas uma das faixas de rolamento. A Prefeitura do Rio disponibilizou no site Cidade Olímpica o calendário de modificações que acontecerão na cidade antes e durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
De acordo com o chefe da Seção de Trânsito da Prefeitura da UFRJ, Sidney Paiva, ficou definido com a Secretaria Municipal de Transportes que o trecho demarcado na Cidade Universitária passa ao lado da Estação de BRT, depois pela Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco (em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho), Avenida Carlos Chagas Filho, Avenida Horácio Macedo, Rua Maria Paulina de Souza (indo sentido Barra) e Rua Lobo Carneiro. No sentido Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, a demarcação passa pela Rua Milton Santos e contorna a praça Giulio Massarani.
O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, enfatizou que apenas uma das faixas da pista atenderá a demanda do Comitê Olímpico, o que possibilitará o tráfego compartilhado com as pessoas que estudam e trabalham na cidade Universitária. “Ninguém será prejudicado, nem haverá necessidade de cadastramento de veículos. Vale lembrar, que o município vai decretar feriado em alguns dias para evitar problemas no trânsito”, destacou. A cidade decretará pelo menos três feriados no período: 5, 18 e 22 de agosto.