Alterações no tráfego atingem principalmente quem usa o campus como fuga de engarrafamentos.
TRÂNSITO NA CIDADE UNIVERSITÁRIA MUDA NA SEGUNDA
Alterações no tráfego atingem principalmente quem usa o campus como fuga de engarrafamentos.
12.07.16
Sidney Coutinho
A partir desta segunda-feira, dia 18 de julho, a Cidade Universitária (clique na imagem para ampliar o mapa) se torna de fato rota das delegações olímpicas e terá várias alterações no tráfego. A maioria das mudanças atinge principalmente quem costuma utilizar o campus como alternativa para os congestionamentos das vias expressas. Assim, é desnecessário o cadastramento de veículos ou autorizações específicas para estudantes, professores, trabalhadores ou residentes da Ilha do Fundão. As dispensas ao trabalho também estão previstas apenas nos dias 5, 18 e 22 de agosto, quando foram estabelecidos feriados municipais.
A CET- Rio vai interditar a Ponte do Saber, entre 6h e 15h, e apenas ônibus (linhas regulares) estão fora da restrição. Aqueles que chegam à Cidade Universitária para trabalhar ou estudar poderão sair à tarde pela ponte estaiada para a Linha Vermelha. No sentido inverso, para diminuir o fluxo de veículos, o Acesso 3, a partir da Linha Amarela e da Linha Vermelha terá um sistema de fiscalização eletrônica que restringirá o tráfego, em dias úteis, entre 15h e 21h, para o uso da Família Olímpica (delegações e autoridades) ou de quem tem como destino a universidade ou empresas dos campus.
Câmeras especiais vão identificar as placas dos veículos tanto nos acessos de entrada quanto de saída do campus, multando aqueles que cruzarem a Ilha do Fundão abaixo do tempo médio estimado para o fluxo de veículos naquele período, o que irá configurar o uso das vias da universidade como rota alternativa. Pela lógica, integrantes da comunidade acadêmica e das empresas sediadas na Cidade Universitária permanecerão no campus por um tempo acima do predeterminado, razão pela qual não precisarão se preocupar com cadastramentos ou maneiras de se identificar.
Para exemplificar, imaginemos hipoteticamente que se um carro leva 10 minutos para cruzar a Ilha do Fundão, do Acesso 3 até a Avenida Brigadeiro Trompowsky, e qualquer motorista que passar dentro ou abaixo desse período de tempo será multado. No entanto, se alguém permanecer ou parar por alguns minutos a mais, mesmo que seja indo ao escritório ou unidade só para pegar um documento, levará um tempo maior, demonstrando vínculo com atividades realizadas no campus. Esse sistema de fiscalização, de acordo com a CET-Rio, também será utilizado em outros pontos da cidade como, por exemplo, na Avenida Niemeyer, Zona Sul do Rio.
Faixas exclusivas
Faixas exclusivas foram pintadas no asfalto da Cidade Universitária indicando o caminho para as delegações e autoridades que participarão dos Jogos Olímpicos. No campus, há dois tipos: a compartilhada e a prioritária. A “faixa compartilhada”, toda tracejada, é liberada ao tráfego em geral, mas é proibido o estacionamento ao longo da pista demarcada. Em outros pontos, as linhas contínuas pintadas de verde no asfalto indicam a “faixa prioritária” (destinada à família olímpica, aos ônibus e aos táxis). Na Ilha do Fundão, não há a “faixa dedicada” (só para veículos autorizados). A multa para quem trafegar irregularmente nas faixas prioritárias e dedicadas será de R$ 1,5 mil, mas as restrições de circulação nas vias exclusivas passarão a valer a partir de 31 de julho.
O trecho demarcado na Cidade Universitária passa ao lado da Estação de BRT, depois pela Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco (em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho), Avenida Carlos Chagas Filho, Avenida Horácio Macedo, Rua Maria Paulina de Souza (indo sentido Barra) e Rua Lobo Carneiro. No sentido Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, a demarcação passa pela Rua Milton Santos e contorna a praça Giulio Massarani.
A CET-Rio irá orientar todos os motoristas por meio de sinalização especifica, como placas, faixas e pinturas e painéis de mensagens variáveis, sendo desnecessário o cadastramento de integrantes da comunidade universitária que vem para estudar ou trabalhar na UFRJ ou moram na Vila Residencial e no Alojamento Estudantil. Quem quiser melhor se informar deve consultar o site: http://www.cidadeolimpica.com.br/servicos/mobilidade/.
Restrição aos veículos de carga
Entre os dias 18 de julho e o dia 18 de setembro, veículos de carga estarão proibidos de circular dentro dos perímetros determinados pela CET-Rio. No polígono expandido e Linha Amarela, o horário de restrição é das 6h às 11h e das 17h às 21h. Já no polígono Centro/Zona Sul, a restrição é das 6h às 21h e somente veículo urbano de carga (com largura máxima de 2,70m e comprimento máximo de 7,20m) poderão circular das 11h às 17h. É recomendável que as empresas e unidades acadêmicas entrem em contato com as empresas prestadoras de serviço para agendar horários de entrega de encomendas na Cidade Universitária.
O Diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, estará no Parque Tecnológico no dia 14 de julho, às 14 horas, para esclarecer pessoalmente as dúvidas no trânsito de todo o município do Rio de Janeiro, inclusive na Cidade Universitária, durante as Olimpíadas do Rio 2016. A participação é livre, mas como a capacidade do auditório é pequena, a Prefeitura da UFRJ prioriza o convite aos divulgadores e formadores de opinião da universidade. Os interessados em participar do evento devem enviar nome e unidade de origem confirmando presença para o e-mail: comunicacao@prefeitura.ufrj.br