Por ano, até 180 mil mudas de espécies ornamentais e 7 mil de arbóreas nativas da Mata Atlântica deverão ser cultivas para manter as áreas verdes dos campi.
HORTO UNIVERSITÁRIO EXPANDE INSTALAÇÕES
Por ano, até 180 mil mudas de espécies ornamentais e 7 mil de arbóreas nativas da Mata Atlântica deverão ser cultivas para manter as áreas verdes dos campi.
06.09.2016
A partir de um projeto realizado com a Petrobras, por meio da Fundação Coppetec, a Prefeitura da UFRJ entrega neste mês de setembro as obras de expansão do Horto Universitário. Criado há quase três décadas pelas Prefeitura da UFRJ, o espaço de 26 mil metros quadrados tem como principal vocação a produção de mudas e insumos para a manutenção de áreas verdes dos campi universitários, mas precisou se adaptar ao longo dos últimos anos para atender demandas ambientais a partir da crescente interação com a comunidade acadêmica.
Para celebrar, a equipe da Coordenação do Meio Ambiente da Prefeitura da UFRJ organizou um evento para mostrar a casa nova aos visitantes. É a 5ª Semana da Árvore, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, das 9h30 às 15h30, e contará não só com visitas guiadas, como também com doações de mudas e oficinas apresentando parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano pela coordenação, como por exemplo, o desenvolvimento de técnicas de compostagem e de produção de húmus, controle de vetores (caramujo africano e Aedes aegypti) e desenvolvimento de hortas.
O espaço também vai acolher parceiros do Horto Universitário, que apresentarão atividades nas quais estejam envolvidos, como o projeto Caramangue, da Associação de Moradores da Vila Residencial, ou a obra social Recomeçar, que atende crianças do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Aliás, as voluntárias da ONG Recomeçar estarão recolhendo durante os três dias alimentos não perecíveis (açúcar, feijão, macarrão, leite em pó, óleo de cozinha, entre outros) como donativos.
Nova estrutura
A pavimentação das vias internas do Horto Universitário se destaca entre as obras de infra-estrutura do espaço, bem como a ampliação dos germinadores de sementes e o sistema de iluminação da área. Mas também foram construídas duas guaritas nos acessos, para controle de quem ingressa ou deixa o local com mudas e insumos. Ainda este mês serão concluídas as intervenções para implantação do sistema de irrigação automatizada e a instalação de câmeras de segurança e monitoramento.
Ao todo, perto de um milhão de reais foram empregados nas obras. As mais caras envolveram a pavimentação (R$ 444 mil) e a iluminação (R$ 273 mil). No entanto, os recursos também foram utilizados para reformas de galpão e recuperação de áreas de produção de mudas. A estimativa é de que ocorra um aumento aproximado de 40% da produção atual de mudas, com a otimização dos processos produtivos em decorrência das obras. Por ano, até 180 mil mudas de espécies ornamentais e 7 mil de arbóreas nativas da Mata Atlântica deverão ser cultivas para manter as áreas verdes dos campi.
O Horto Universitário foi criado em 1989 para atender a demanda dos projetos paisagísticos desenvolvidos para a Cidade Universitária. Na ocasião, um convênio foi firmado entre a Prefeitura da UFRJ e o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), para que servidores do órgão capacitassem com treinamento os jardineiros da universidade. Cinco anos depois, um novo setor de paisagismo foi criado também na Praia Vermelha, para atender o campus da Zona Sul e das unidades isoladas do Centro do Rio.
Ao longo dos anos, profissionais de áreas relacionadas à botânica, ecologia e gestão ambiental se aperfeiçoaram com estudos desenvolvidos no local. Hoje, no Horto Universitário estão em andamento diversas pesquisas, que envolvem o estudo do solo, de técnicas de reuso da água para desenvolvimento de cultivo, do aproveitamento de resíduos da indústria do petróleo e tantos outros, alguns que o Laboratório de Pesquisa e Casa de Vegetação do Cenpes/Petrobras estará com exposições no período de realização da Semana da Árvore.
O Horto da Prefeitura Universitária da UFRJ sempre se caracterizou por desenvolver educação, pesquisa e extensão com a execução de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária e do entorno, as obras ampliam essa vocação do lugar.
Criado há quase três décadas pelas Prefeitura da UFRJ, o Horto Universitário tem como principais vocações a produção de mudas e insumos voltada para a manutenção de áreas verdes dos campi universitários. Localizado em uma área de 26 mil metros quadrados, o Horto via suas demandas ambientais crescerem nos últimos anos a partir da interação com a comunidade acadêmica. Desta forma, a partir de um projeto realizado junto com a Petrobras, por meio da Fundação Coppetec, foi possível viabilizar as obras de expansão que serão entregues neste mês de setembro.