Categorias
Notícias

Obras interditam parcialmente saída 2 da Cidade Universitária

Saída 2 final

 

A partir do dia 27/10, a Prefeitura da UFRJ intedita parte da Avenida Carlos Chagas Filho, no trecho que dá acesso aos motoristas que saem da Cidade Universitária pela Brigadeiro Trompowski.

 

 

OBRAS INTERDITAM PARCIALMENTE SAÍDA 2 DA CIDADE UNIVERSITÁRIA

26/10/16

A partir desta quinta-feira (27/10), a Prefeitura da UFRJ vai interditar parte da Avenida Carlos Chagas Filho, na altura do trecho que dá acesso aos motoristas que saem da Cidade Universitária pela Avenida Brigadeiro Trompowski (saída 2), por conta das obras de construção da plataforma de travessia (speed-table). O bloqueio parcial da rua deverá ser mantido até meados de novembro, quando serão concluídas as intervenções para a instalação de um pórtico no local. A Prefeitura da UFRJ elaborou um projeto viário com a finalidade de aumentar a capacidade do fluxo na saída 2. Após a conclusão deste projeto e negociação junto à CET-Rio, foi possível a implantação da nova programação semafórica, que já está em vigor. O aumento do tempo de verde da saída 2 irá facilitar o escoamento de veículos, atenuando os congestionamentos no local.

Prevista inicialmente para terminar em novembro, as obras na Rua Lobo Carneiro foram concluídas antes do prazo e, a partir de amanhã (27/10), o trânsito volta a ser liberado na parte da manhã. “Foi feito um esforço para que a obra fosse concluída o mais rápido possível para minimizar os transtornos aos motoristas que utilizam a saída 3”, conta Sergio Siqueira, Coordenador de Infraestrutura Urbana da Prefeitura da UFRJ. No final de setembro, parte da Rua Lobo Carneiro, que dá acesso aos veículos que saem da Cidade Universitária pela Linha Amarela, foi interditada parcialmente para as obras de instalação dos pórticos.

No total serão três pórticos e um semipórtico nos principais acessos do campus da Zona Norte do Rio. O único semipórtico a ser construído ficará na Avenida Pedro Calmon, um pouco antes da Ponte do Saber. A localização dos pórticos será nas saídas e entradas de veículos no campus universitário: saída 1, próximo à Estação do BRT Aroldo Melodia; saída 2, próximo à sede da Prefeitura da UFRJ e da Avenida Brigadeiro Trompowski; e saída 3, na Rua Lobo Carneiro. Em todos eles, haverá a identificação das saídas, o nome completo da instituição e mais a Minerva impressos sobre um fundo azul. Não haverá cancelas, mas estão previstas plataformas de travessia (speed-tables) e sinalizações horizontal e vertical. Segundo o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, o investimento em tecnologia para controle nos acessos é uma resposta possível para trazer mais segurança à comunidade acadêmica.

Foto: Marcos Gusmão