No dia 30 de janeiro, a médica epidemologista Maria Asunción Solé Pla, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) vai realizar uma palestra sobre “Câncer na Pele”, no auditório do Horto Universitário
PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PELE NA PREFEITURA
11.01.2017
No dia 30 de janeiro, a médica epidemologista Maria Asunción Solé Pla, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) vai realizar uma palestra sobre “Câncer na Pele”, no auditório do Horto Universitário, a partir das 10 horas. Quais são os sintomas, a causa e o tratamento para o tipo de câncer mais frequente no Brasil, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, serão algumas das questões a ser tratadas pela especialista, que coordena o setor de detecção precoce do instituto.
O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas. Mas a doença apresenta apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.
De acordo com a coordenadora da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) Marilurdes Donato, essa será a primeira de uma série de palestras organizadas pela Seção de Saúde do Trabalhador da Prefeitura da UFRJ em 2017.